Trilogia de polvo

Para este episódio viajámos até à Quinta dos Murças, no Douro. Ali, Ana Maria ensinou-nos a preparar um prato já seu conhecido desde a infância: o polvo à lagareiro. O chef Rui Paula agarrou o desafio e interpretou o mesmo ingrediente.

A tradição de comer polvo fixou-se, inicialmente, em zonas longe do litoral pela facilidade de conservação. O polvo era seco e, depois, quando necessário ao consumo, era mergulhado em água por umas horas, antes de ser confeccionado. 

Talvez por isso haja receitas de polvo em todo o território transmontano e é ele o alimento escolhido para a consoada em algumas partes de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Mas associado ao polvo estão as várias estratégias para ser cozido e ficar tenro - há que quebrar as fibras que o compõem para que não fique duro. Há quem afirme que a introdução de rolhas de cortiça na água de cozedura resolve a questão, como há outros que batem o polvo várias vezes, outros que colocam casca de cebola, e os mais modernos que consideram a panela de pressão o instrumento maravilha.

Antigamente tinha-se mesmo de bater no polvo para quebrar as fibras, hoje com o congelamento estas quebram naturalmente.

 

Receita

Ingredientes

Polvo
Soja
Laranja
Lima
Coentros
Gel de Laranja
Puré de aipo
Romã
Azeite de endro

Preparação

O mesmo polvo é cozido e confeccionado de três formas diferentes. Para o carpaccio, é necessário cozer o polvo, retirar a cabeça, cortar só os tentáculos grandes e juntá-los todos numa película aderente. Depois há que enrolar uma ponta e fechar com a outra, em sentido inverso. Fazem-se uns furinhos para sair o ar, torna a fechar-se e, depois, na máquina do fiambre corta-se. E está o carpaccio feito. O torcinho de polvo é só temperado com azeite e maçaricado. Com o resto do polvo que sobra, marina-se em sésamo, soja, laranja e lima. Acrescenta-se o gel de laranja, o puré de aipo, a romã e o azeite de endro.

Chef: Rui Paula
Local: Restaurante DOC
Região: Folgosa do Douro
Azeite Quinta dos Murças
Vinho Murças Minas 2015
Receita inspirada nos ensimanetos de Ana Maria

 

Direcção Artística:
Tiago Pereira
Consultoria:
André Magalhães
Esporão:
Filipe Caetano, Catarina Santos, Afonso Sousa e António Roquette

Sugira uma receita:

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.