E o humor, discute-se?

Ricardo Araújo Pereira e Bruno Nogueira dizem que sim. E para isso propõem-se levar políticos, líderes religiosos, actores e músicos para o palco do São Luiz e ver no que dá. Pode ter piada.

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Bruno Nogueira e Ricardo Araújo Pereira são os comissários do ciclo Tragédia + Tempo RUI GAUDÊNCIO

O que é que nos faz rir? De que é que podemos rir? O que pode ser ofensivo no humor? Os humoristas andam sempre, desesperadamente, à procura de resposta para estas perguntas. Em vez de serem eles a responder, Ricardo Araújo Pereira e Bruno Nogueira decidiram desta vez sentar algumas pessoas em cadeiras à sua frente e pô-las a falar sobre o assunto. As conversas fazem parte do ciclo Tragédia + Tempo que começa esta segunda-feira no Teatro Nacional São Luiz, em Lisboa, prolongando-se até ao Verão.

Este é um ciclo que nasce sobretudo da curiosidade de dois humoristas aqui transformados em comissários – e, claro, do convite da directora do São Luiz, Aida Tavares, para que Ricardo e Bruno propusessem uma programação em torno do tema, que incluirá debates, teatro, cinema, música, recitais e stand-up, espectáculos de e sobre comédia.

E ainda, de acordo com o material de divulgação, “experiências esquisitas”, o que, dizem Ricardo e Bruno, serve essencialmente para deixar em aberto espaço para ideias que venham a surgir como, por exemplo, uma sessão que decorra nas casas-de-banho do teatro sobre, quem sabe, “comédias escatológicas”, por exemplo.

O arranque do ciclo, marcado para esta segunda-feira às 19h, junta no palco os dois comissários com outros dois humoristas, Ana Bola e Nuno Markl, para uma primeira conversa mais assumidamente sobre e com quem faz humor, tanto no palco como na escrita. Só mais tarde, noutras datas, entrarão em cena convidados de áreas que Bruno Nogueira descreve como “mais improváveis”: a política, a religião, a música e a revista à portuguesa.

“São áreas improváveis mas em que o humor, de uma forma ou outra, está sempre presente”, explica. “Na política pode estar presente involuntariamente ou pode acontecer que a falta de humor provoque desencontros entre um político e a população em geral. O que queremos é que as pessoas que praticam a política regularmente falem sobre como isso as ajuda ou não em várias situações.”

Para um político, saber ser alvo do humor é “uma manifestação de força”, afirma Ricardo. “Não suportar a ideia de que alguém possa fazer comédia comigo é uma fragilidade.” Além disso, pode-se discutir se “foi ou não vantajoso para Donald Trump ter sido o candidato mais satirizado na campanha eleitoral americana”. O facto é que, defende, “toda a sátira tem uma componente de homenagem e por isso valoriza o objecto que é satirizado”. Essa sessão ainda não tem data marcada porque é preciso conciliar as agendas dos políticos convidados.

Aparentemente, a religião está mais disponível para o humor do que a política porque a segunda sessão, precisamente sobre O Humor na Religião, já tem data marcada. No dia 6 de Fevereiro, Bruno e Ricardo propõem-se juntar no Jardim de Inverno do São Luiz os representantes de várias religiões para tentar perceber quais são os limites que cada uma impõe, ou não, ao humor, e discutir ideias feitas como a de que os judeus têm uma relação mais aberta com o humor do que os fiéis de outras religiões. “Era uma coisa que me interessava estudar, mesmo que não houvesse este ciclo”, diz Bruno.

Ricardo está convencido de que “a tradição judaica de humor está relacionada com o facto de os judeus não terem uma noção clara da vida depois da morte”. Porque, justifica, “as coisas têm sempre mais graça quando sabemos que vamos morrer”. Será que isso explica que os animais não riam? Será porque não sabem que vão morrer? Bruno não acredita nisso, porque se os animais têm instinto de sobrevivência isso implica que tenham a noção da morte. E poderão estas questões ser discutidas no São Luiz? De certeza, porque o que se pretende é que neste ciclo não haja guiões fechados nem tabus.

Segue-se, a 14 de Março, O Humor na Música, em que o fado será um dos protagonistas. Porque o fado é trágico mas também pode ser humorístico, por vezes propositadamente, por vezes involuntariamente. A ideia é convidar fadistas e outros cantores para ver de que forma o humor surge da, e na, música. “É um pouco bizarro”, diz Ricardo, “porque a música é uma expressão não-verbal e mesmo nessa qualidade ela pode ter humor”.

Talvez uma composição musical não nos faça rir às gargalhadas, mas “pode-se também discutir se uma coisa que não nos faz rir é humorística ou não”. E isso leva-nos de volta ao papel do humorista que, em cima de um palco, acaba sempre por ser julgado pelas gargalhadas que consegue (ou não) arrancar à audiência. Essa é justamente uma das razões que levam Ricardo a querer ouvir o que têm para contar os artistas da revista à portuguesa (O Humor na Revista à Portuguesa será a quarta conferência, a 2 de Maio).

Trata-se de “uma manifestação de teatro humorística com uma longa tradição em Portugal que foi muito importante nos tempos da ditadura e que hoje perdeu um bocadinho a força”, diz Bruno, mas “a velha guarda da revista tem histórias incríveis sobre os truques e as técnicas que usavam para fazer passar uma mensagem”.

Curiosamente, não são tanto as pequenas histórias de bastidores que interessam a Ricardo, que lançou recentemente o livro A Doença, o Sofrimento e a Morte entram num Bar – uma Espécie de Manual de Escrita Humorística (Tinta-da-China). “Interessa-me o facto de ser humor feito por pessoas que aprenderam a fazê-lo em cima de um palco. É um esforço por tentativa e erro. Tenho um fascínio por isso”, confessa.

Quer, por exemplo, perceber como é que a decisão de se fazer uma pausa no texto um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde pode alterar o efeito humorístico que provoca no público. “É aquela ideia de que a comédia é um animal muito delicado, qualquer peça que falhe faz com que o animal morra.”

Bruno espera que o ciclo mostre que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, a comédia não é “algo pateta” e que as "muitas áreas que o humor abrange são mais complicadas e intrincadas do que na tragédia”. Na realidade, explica, “o humor tem um papel alternativo à realidade que nos apresenta que a tragédia não tem, é sempre uma alternativa suportável de uma visão mais trágica de um acontecimento”.

As duas parecem, aliás, inevitavelmente ligadas, como faces de uma moeda. Daí também o nome do ciclo. Tragédia + Tempo vem, lembra Ricardo, de uma frase muitas vezes citada – “a comédia é tragédia mais tempo” – cuja autoria é incerta (Mark Twain? Woody Allen? Carol Burnett?) mas cujo significado é claro. O humorista resume-o assim: “Uma coisa é trágica agora mas será cómica daqui a um dia, a um ano, a cem anos.” No fim, acabaremos por rir.

 

Ciclo Tragédia + Tempo

Comissários: Bruno Nogueira e Ricardo Araújo Pereira

 

Conferências

Ana Bola e Nuno Markl entrevistam Bruno Nogueira e Ricardo Araújo Pereira 

9 de Janeiro, 19h 

Jardim de Inverno

€12

 

O Humor na Política

Data a definir 

Sala Luís Miguel Cintra

 

O Humor na Religião

6 Fevereiro, 19h

Jardim de Inverno

 

O Humor na Música

14 Março, 19h

Jardim de Inverno

 

O Humor na Revista à Portuguesa

2 Maio, 19h

Jardim de Inverno

 

Stand-up

Por Bruno Nogueira

Datas e salas a anunciar

 

Noites de Stand-up

8 e 9 Maio, 19h

Jardim de Inverno

 

Leituras

Poesia Satírica

31 Março, 21h

Jardim de Inverno

 

Textos encenados

14 e 15 Junho, 21h

Jardim de Inverno

 

Cinema

Escolhas de Nuno Markl

1 e 2 Abril, horário a definir

Sala Mário Viegas

 

Encerramento

8 Julho, 21h

Sala Luís Miguel Cintra

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