Câmara do Porto vai oferecer 2100 árvores e arbustos a privados

Iniciativa insere-se no projecto que pretende plantar 100 mil novas árvores na Área Metropolitana do Porto

Foto
A cidade do Porto tem plantas para oferecer aos interessados Nelson Garrido

A Câmara do Porto vai oferecer 2100 árvores e/ou arbustos a munícipes, empresas e organizações da cidade, no âmbito da 2.ª edição da iniciativa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si". De acordo com informação disponível no portal de notícias da Câmara do Porto, esta iniciativa, que visa "plantar 10 mil árvores e arbustos autóctones nos jardins privados da cidade até 2020", decorre até ao dia 5 de Fevereiro.

"Esta iniciativa está em linha com as estratégias municipais para o ambiente e de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e desenvolve-se no contexto do FUTURO - projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto (AMP)", acrescenta a autarquia.

Na 1.ª edição, autarquia entregou mais de 1500 árvores e arbustos, de 11 espécies diferentes, a munícipes e instituições da cidade. Com o objectivo de conseguir a expansão "da estrutura verde, através de um programa de distribuição [gratuita] regulada aos munícipes e organizações, de arbustos e árvores autóctones/nativas em áreas privadas", a 1.ª edição contou com 378 candidaturas, das quais 296 foram aprovadas, revelou em Fevereiro à Lusa fonte da autarquia.

As candidaturas para a 2.ª edição estão já abertas e os interessados podem escolher até dez unidades, sendo que, "adicionalmente, para quem pretender instalar plantas em vasos, haverá pacotes de sementes de cinco espécies".

Aquando da apresentação do projecto, em Fevereiro, o vereador do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, referiu que o viveiro municipal produziu em 2015 cerca de 20 mil árvores e que a meta para este ano era "plantar 40 mil".

As árvores e arbustos autóctones são espontâneos na região, estão adaptados ao clima e exigem menor manutenção, desempenhando um papel importante na promoção da biodiversidade, lê-se na página na internet da iniciativa.

Com esta iniciativa, o município pretende dar um contributo extra ao projecto FUTURO, que conta já com 81.369 árvores na terra.     

Sugerir correcção
Comentar