Música, música-cinema, música-instalação no 2017 do gnration

A sala multidisciplinar bracarense anunciou a sua programação para o primeiro trimestre do próximo ano. Filmes-concerto de Legendary Tigerman, dos Xiu Xiu e de Phil Niblock. Um novo espectáculo dos @c ou o artista visual e sonoro Tarik Barri.

Foto
Legendary Tigerman, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia viajaram pela zona de Joshua Tree e Twentynine Palms; eis o resultado

Ainda não chegou o Natal e, quando dermos por ela, já andará tudo a fazer as promessas que nunca cumprirá na noite da passagem-de-ano. Ou seja, ainda não chegou o Natal, mas já podemos começar a olhar para 2017. O espaço multidisciplinar gnration, em Braga, por exemplo, já sabe o que poderemos fazer no início do próximo ano. Anote-se na agenda.

A 24 de Janeiro, o compositor vanguardista americano Phil Niblock mostrará o conjunto de filmes que compõem The Movement of People Working, registados na década de 1970 em países como o México e o Peru e que se concentram nos gestos que acompanham diversos tipos de trabalho manual. Além do filme-concerto, o octagenário Niblock participará numa sessão em que discutirá a sua vasta e longa obra.

No mês seguinte, nova viagem em som e imagem, agora pelos Estados Unidos. How to Become Nothing é o resultado da colaboração de Legendary Tigerman com a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia (que, assinale-se, assegurará a componente visual do primeiro concerto de 2017 do gnration, a cumprir dia 14 de Janeiro, quando subir a palco Vessel, pseudómino do músico de Bristol Sebastian Gainsborough, nome emergente da electrónica mais exigente, inclassificável). Pensada originalmente como um complemento daquele que será o próximo álbum de Legendary Tigerman, a viagem do trio pela zona de Joshua Tree e Twentynine Palms transformou-se num objecto autónomo: um filme-concerto que chega ao gnration dia 4 de Fevereiro, e uma exposição, que poderá ser vista no espaço desde a actuação até dia 18 do mesmo mês. Não acabará aqui o diálogo entre música e cinema. Quatro dias depois da passagem de Tigerman por Braga, os Xiu Xiu apresentam a sua banda-sonora para Under the Blossoming Cherry Trees, o clássico de terror realizado por Masahiro Shinoda.

Mais à frente, no mesmo dia em que Duquesa nos mostra novas canções, provavelmente as de um sucessor do celebrado EP de estreia homónimo, o gnration acolherá o novo espectáculo dos @c de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais. Intitulado Lâminas, criado com acompanhamento de harpa, percussões e violoncelo, será apresentado no Teatro Maria Matos, em Lisboa, dia 2 de Março e sobe a Braga no dia seguinte (o gnration acolherá ainda, até 22 de Abril, A/B, instalação sonora da dupla portuense).

Presente em Braga estará ainda o artista visual e sonoro Tarik Barri, cujo trabalho se cruzou, por exemplo, com Thom Yorke, Monolake ou Nicolas Jaar. Barri é o convidado do programa Scale Travels, uma parceria entre o gnration e o INL – Laboratório Ibérico de Nanotecnologia. Dará uma palestra a 25 de Fevereiro e terá patente no espaço uma instalação entre 24 de Março e 17 de Junho.

O trimestre será encerrado em festa, com o gnration Club Night. Acontece dia 25 de Março e terá como protagonistas The Field, Photonz e o colectivo de djs bracarenses Consórcio.

Sugerir correcção
Comentar