PSD chama a si louros pelos bons resultados a Matemática

Deputado social-democrata elogia Nuno Crato a propósito do desempenho dos alunos do 4.º ano no estudo internacional TIMSS.

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Reversão das medidas decididas por Crato coloca sucesso dos alunos "em risco", alerta PSD MIGUEL MANSO

O PSD congratulou-se nesta terça-feira com os resultados do estudo internacional TIMSS, que indica uma melhoria dos conhecimentos a Matemática dos alunos do 4.º ano, alertando que a reversão de medidas pode colocar este "caminho de sucesso" em risco.

"Estes resultados são óptimas notícias para o nosso país, pela primeira vez os nossos alunos do 4.º ano de escolaridade ficaram à frente de países que são considerados referências internacionais na área da educação, como a Holanda e a Finlândia", afirmou o deputado do PSD Amadeu Albergaria, numa declaração aos jornalistas no Parlamento.

Sublinhando que estes resultados foram alcançados num quadro de "grande rigor e de grande exigência", Amadeu Albergaria reconheceu também o trabalho dos alunos e dos professores, mas assinalou igualmente o caminho traçado pelo anterior Governo de maioria PSD/CDS que decidiu a introdução de medidas como o aumento do número de horas de aulas de Matemática.

"Não se trata de uma discussão ideológica, o que nós temos hoje são dados concretos de que o caminho que estava a ser trilhado na área da educação pelo ministro Nuno Crato era o caminho correto", frisou.

O deputado do PSD manifestou ainda a preocupação do partido pela política de reversão de medidas a que se tem assistido ao longo do último ano, nomeadamente na área da Matemática, entre as quais o fim dos exames do 4.º ano. "Ao contrário da narrativa que foi feita de que estávamos a destruir a escola pública, o que os dados hoje anunciados pelo estudo internacional TIMSS e por todos os indicadores qualitativos da educação é que era o caminho certo e, por isso, não merece o que está a ser feito, que é um desvio à qualidade, à exigência, ao rigor e ao mérito no nosso sistema educativo", acrescentou.

Segundo os resultados do estudo internacional TIMSS, os alunos do 4.º ano melhoraram os conhecimentos a Matemática, o que coloca Portugal acima da média numa comparação que avalia mais de 300 mil estudantes. Dos 49 países avaliados, Portugal ocupa a 13.ª posição.

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