Dias depois de ser lançado, novo livro de Zadie Smith vai para a TV

Swing Time está a receber elogios da crítica.

Foto
Zadie Smith, fotografada em Lisboa em 2008 Pedro cunha

A televisão não lhe é estranha e por isso mesmo Zadie Smith já vendeu os direitos de adaptação do seu novíssimo livro Swing Time — fechou negócio com o actor e produtor Steve Coogan (Filomena, The Mighty Boosh) para ser ela própria a adaptar o seu romance.

A escritora vai trabalhar no guião a meias com Nick Laird, o seu marido, com quem renova a parceria do filme High Life — que constitui a estreia de Smith nos argumentos originais —, realizado por Claire Denis e com estreia em 2018. Mas voltando a Swing Time, a produtora do actor britânico, a Baby Cow, foi ao encontro de uma “história entusiasmantemente ambiciosa de amizade, rivalidade e fama” entre duas raparigas que sonham ser bailarinas, escrita pela “voz de uma geração”.

É assim que Christine Langan, presidente da produtora, descreve o projecto, que surge na mesma semana em que foi editado Swing Time. O livro, que se passa entre Londres e a África Ocidental e cujas críticas têm sido elogiosas, será editado em 2017 em Portugal pela Dom Quixote.  

A obra mais conhecida da autora, o romance de estreia Dentes Brancos, foi adaptada para televisão. O formato escolhido foi o da mini-série em quatro episódios para o britânico Chanel 4, emitida em 2002.

Zadie Smith — O contrário da "posh girl"

Zadie Smith, de 41 anos, é uma das mais reconhecidas escritoras britânicas no activo. Dentes Brancos (2000) recebeu o Whitbread First Novel Award e foi ainda finalista do Prémio Man Booker, e dois anos depois assinava O Homem dos Autógrafos e, em 2005, Uma Questão de Beleza, que foi novamente finalista do Man Booker e recebeu o Orange Prize for Fiction. NW foi editado em 2012 e o seu sucessor é o novo Swing Time.

Sugerir correcção
Comentar