Portugal continua a sonhar com a final do Mundial de padel

Diogo Rocha e Miguel Oliveira, Pedro Plantier e Tiago Santos são os quatro portugueses presentes nos quartos-de-final da prova.

Foto
Padelistas portugueses continuam a sonhar com a final do mundial res rita chantre

A XIII edição do Campeonato do Mundo de Padel, a decorrer em Cascais, conta ainda com duas duplas nacionais masculinas em prova. Os portugueses presentes nos quartos-de-final do torneio, a disputar na quinta-feira, procuram continuar a fazer história na modalidade.

O Mundial, que se realiza na Quinta da Marinha, cumpre nesta quarta-feira o terceiro dia de competição, que se subdivide nas provas de pares e de equipas. Na fase de grupos da prova de equipas, Portugal encontra-se no grupo B, com a vizinha Espanha, a Alemanha e o Brasil.

No torneio de pares, entre os participantes portugueses em prova, Diogo Rocha/Miguel Oliveira, a dupla nacional mais cotada da modalidade, eliminou outra dupla lusitana, composta por Francisco Neves e Vasco Pascoal (6-3, 6-1), enquanto Pedro Plantier e Tiago Santos afastaram os alemães Herbet Jestus e Fabian Schmidt (7-5, 6-4), reservando um lugar nos quartos-de-final. Na manhã de quinta-feira, os lusos vão defrontar os chilenos Carlos Zarhi e Javier Valdés e os brasileiros João Pedro Flores e Stefano Flores, respectivamente.

Este resultado da dupla campeã nacional, Diogo Rocha e Miguel Oliveira, é considerado um feito para os cinco meses de parceria, tempo demasiado curto para a adaptação dos padelistas, mas que tem assentado em vitórias nos torneios nacionais já disputados. Os dois juntaram-se devido a uma abordagem do presidente da Federação Portuguesa de Padel e começaram a competir em provas nacionais lado a lado. Satisfeitos com os resultados alcançados, ambicionam agora chegar à final do campeonato.

Selecções portuguesas de padel estreiam-se a vencer

Se em pares os resultados são bem mais animadores, na prova de equipas, Portugal só venceu à segunda ronda. As selecções portuguesas somaram, só esta quarta-feira, os primeiros triunfos no Mundial de padel, depois de terem perdido na estreia.

Na prova de pares, cada par ou dupla joga em representação própria – isto porque o padel é um desporto de dupla –, enquanto, por equipas, três duplas da mesma nacionalidade se enfrentam em três jogos, com resultados desligados, que somados originam o resultado final da jornada. 

A selecção nacional feminina, que tinha sido derrotada pelo Brasil, por 3-0, na terça-feira, derrotou, esta quarta-feira, o Paraguai, por 2-1, ficando à espera do confronto entre as duas equipas sul-americanas para saber se passa aos quartos-de-final. Kátia Rodrigues e Sofia Araújo começaram o dia com um triunfo sobre as paraguaias Morales e Riquelme (6-2, 6-1), e Filipa Mendonça e Marina Afonso garantiram a vitória a Portugal, ao baterem Calderini e Dietze (6-2, 6-1). Apesar do triunfo assegurado, as portuguesas Diana Silva e Catarina Almeida perderam um jogo com as paraguaias Doldan e Pereira (4-6, 6-4, 6-4).

No sector masculino, após o desaire por 3-0 com a Espanha, a selecção lusa derrotou a congénere alemã, por igual resultado. Miguel Oliveira e Tiago Santos venceram Linger e Nowiri (6-2, 6-0). No segundo encontro, Diogo Rocha e Vasco Pascoal derrotaram Herbert e Mordhorst (6-3, 6-1), e coube a Francisco Neves e João Bastos fecharem a jornada, com o êxito sobre Schmidt e Greif (6-1, 6-2).

Sugerir correcção
Comentar