Facebook: maiores lucros e mais utilizadores

As receitas com publicidade foram o impulsionador de lucros que rondam os 2400 milhões de dólares.

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Facebook aumenta lucros no terceiro semestre AFP/KAREN BLEIER

Os resultados trimestrais do gigante americano Facebook superaram as expectativas. A empresa de Mark Zuckerberg obteve um lucro de 2400 milhões de dólares (2165 milhões de euros) no terceiro trimestre deste ano, uma subida de 166%.

O volume de negócios subiu 56% para os sete mil milhões de euros.

A publicidade móvel continua a ser o principal motor do grupo, representando neste trimestre 84% das receitas totais de publicidade, que cresceram 59% para 6800 milhões de dólares.

A par dos bons resultados financeiros, o Facebook continua a crescer no número de utilizadores: passou de 1710 milhões para 1790 milhões.

E, apesar da concorrência de outros serviços, como o Snapchat, muito popular entre os adolescentes e adultos jovens, o Facebook continua a ver 66% de seus utilizadores interagirem diariamente com a rede social.

Redução de lucros no horizonte

Apesar de os resultados terem sido descritos como “outro bom trimestre” por Mark Zucherberg, presidente-executivo do Facebook, a empresa já avisou que os lucros não deverão crescer tantos nos próximos trimestres.

O director financeiro, David Wehner, referiu que a receita publicitária vai apresentar um fraco crescimento em 2017, salienta a BBC. O Facebook “atingiu o máximo da sua "carga de anúncio”, ou seja, o número de anúncios que pode mostrar a cada utilizador”, pelo que não poderá crescer muito mais daqui para a frente, escreve a Fortune.

Em declarações à BBC, Martin Garner, analista da CCS Insight, afirma que "o motor tradicional” do crescimento do Facebook vai “desacelerar”, “mas Wehner não deu números sobre o que poderia fazer a partir de novas fontes de receita”.

A BBC destaca que a rede social tem experimentado novas soluções para gerar receitas adicionais, como um mercado que permite aos utilizadores venderem objectos, e a introdução de bots na sua aplicação de mensagens.

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