O que falta para vender a TAP?

Além da renegociação com a banca, é preciso vender 5% aos trabalhadores e aguardar pelo parecer do regulador.

Foto
Ministro do Planeamento está a liderar a privatização da TAP lm miguel manso

Concluir a renegociação
Um dos pressupostos do acordo a que o Governo chegou com a Atlantic Gateway para devolver ao Estado 50% da TAP é a conclusão da renegociação dos 120 milhões de euros de dívida bancária, contraída no final de 2015 para dar resposta às dificuldades financeiras da companhia de aviação. 

Vender 5% aos trabalhadores
O passo seguinte será lançar a Oferta Pública de Venda (OPV) de 5% da TAP, que hoje estão nas mãos do Estado, aos trabalhadores. Em princípio, será adoptado um desconto de 5% face ao preço pago pela Atlantic Gateway em Novembro. É esperada uma forte adesão dos funcionários, que têm vindo a ser estimulados a participar na operação pelos vários sindicatos.

Transferência de acções
Quando a OPV terminar e se souber que parte do capital foi comprada por trabalhadores, o Estado e os privados farão o acerto de contas. Neste momento, a Atlantic Gateway ainda detém 61% das acções e passará a controlar entre 45% e 50%, dependendo da adesão dos funcionários.

Parecer do regulador
Uma vez fechada a nova estrutura accionista, o regulador da aviação (ANAC) terá de se pronunciar sobre todas estas mudanças, tendo em conta as regras comunitárias.

Sugerir correcção
Comentar