Capitão Fausto chegam ao Coliseu dos Recreios em Dezembro

A banda de Morro na praia actuará pela primeira vez em nome próprio na mítica sala lisboeta dia 22 de Dezembro

Foto
Os Capitão Fausto têm mantido uma ininterrupta cadência de concertos, algo que tem sido fulcral para o aumento do público que os segue Paulo Pimenta

O anúncio chegou de surpresa, mas, pondo tudo em perspectiva, acaba por não ser surpreendente. Em Dezembro, dia 22, os Capitão Fausto chegarão ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa. É o corolário lógico de um crescendo de popularidade, reunido à aclamação da crítica, que a banda tem vivido desde que foram editados Pesar O Sol, o segundo álbum, e, principalmente, o seguinte, Têm os Dias Contados, de onde foram extraídos singles como Morro na praia ou Amanhã tou melhor.

A banda de Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Francisco Ferreira, Salvador Seabra e Manuel Palha estreou-se em álbum em 2011, com Gazela, primeira apresentação de canções em que o prazer pelas memórias do rock expansivo das décadas de 1960 e 1970 se reuniam a uma concisão pop exemplificada no single Teresa. Pesar o Sol solidificou a fórmula e confirmou-os como muito celebrada banda de palco nas digressões que se seguiram. Têm os Dias Contados, lançado este ano, é o disco de despedida da juventude. Nele, alarga-se o espectro sonoro, investindo a banda numa pop construída de forma laboriosa, mas onde sobressaem as qualidades mais imediatas, leia-se orelhudas, da pop.

Depois de terem passado por alguns dos maiores festivais de Verão deste ano, como o Rock in Rio, o Vodafone Paredes de Coura ou o Super Bock Super Rock, os Capitão Fausto encerrarão o ano com um concerto em nome próprio nesse espaço com forte simbolismo na história da música popular urbana portuguesa que é o Coliseu dos Recreios – os bilhetes já estão à venda e custam 18 euros. Antes disso, os cinco Capitão Fausto estarão bastante atarefados. Não apenas com a sua banda principal, mas nos vários grupos paralelos com que, músicos hiperactivos que são, foram alargando a constelação Capitão Fausto.

Os Modernos, BISPO e El Salvador, formados por membros dos Capitão Fausto, e os Ganso reunir-se-ão a partir desta quinta-feira para a digressão do Conjunto Cuca Monga (Cuca Monga é a editora/promotora fundada no seio da banda). Abre os concertos Luís Severo, autor de Cara d'Anjo, e sobe depois a palco a superbanda reunida para a ocasião. O primeiro concerto está marcado para o Soir, em Évora, seguindo-se, dia 21, o Alfa Bar, em Leiria, e dia 22 a presença na Caloirada aos Montes, em Vila Real, aproveitando a actuação ali programada dos Capitão Fausto. A digressão de 10 datas prolonga-se até ao final de Novembro e passará ainda por Barcelos, Porto, Braga, novamente Vila Real, Coimbra, Viana do Castelo e Freamunde.

Sugerir correcção
Comentar