Vencedores e vencidos das eleições nos Açores

Foto
Daniel Rocha

Vencedores

Vasco Cordeiro
No segundo teste em que vai às urnas, Vasco Cordeiro consegue uma nova vitória eleitoral, embora com menos votos e menos um deputado. Retirar a maioria absoluta era um objectivo declarado da oposição – em particular do CDS-PP – que não foi conseguido. O líder do PS/Açores saudou a vitória do PS.

António Costa
António Costa pode reclamar vitória como secretário-geral do PS, a primeira desde que é líder dos socialistas. O PS (por si só) não ganhou as eleições legislativas de Outubro passado nem as presidenciais deste ano e também perdeu as regionais da Madeira em 2015, já António Costa liderava o PS. É uma vitória, no entanto, ganha à distância, já que o secretário-geral e primeiro-ministro não foi aos Açores durante a campanha eleitoral. Na declaração aos jornalistas, na sede do PS, em Lisboa, António Costa, não quis fazer leituras nacionais dos resultados, e desvalorizou a perda de um deputado. “Não é uma perda, é a quinta vitória do PS, a quarta com maioria absoluta”, afirmou.

Catarina Martins
O Bloco de Esquerda (BE) também pode cantar vitória nestas eleições regionais por ter conquistado mais um deputado, passando assim a ter dois parlamentares. Foi essa satisfação que a coordenadora do BE veio mostrar na noite eleitoral de domingo, na sede do partido em Lisboa.  

Vencidos

Pedro Passos Coelho
Passos Coelho volta a ter uma derrota nas regionais dos Açores, apesar de não se ter envolvido na campanha eleitoral. É o segundo fracasso nas regionais do arquipélago desde que lidera o PSD. Já em 2012, a cabeça de lista pelo PSD/Madeira, Berta Cabral, agora deputada na Assembleia da República, perdeu para Vasco Cordeiro. Na altura, a derrota foi entendida como resultado das medidas de austeridade aplicadas pelo Governo PSD/CDS. Neste domingo, nas declarações aos jornalistas, na sede do PSD em Lisboa, o líder do PSD disse lamentar que a noite “não seja de festa eleitoral”. O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, também reconheceu a derrota. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários