Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga são os novos destinos da Ryanair a partir do Porto

Novas rotas começam a funcionar a partir de Março de 2017, mas os bilhetes já estão à venda

Foto
O Porto vai voltar a estar ligado à cidade alemã de Nuremberga ADRIANO MIRANDA

O calendário do Verão de 2017 da Ryanair inclui quatro novas rotas a partir da cidade do Porto: Birmingham (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Cracóvia (Polónia) e Nuremberga (Alemanha).O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, esteve na Câmara do Porto, esta quinta-feira, para anunciar as novidades e garantir que a companhia de voos de baixo custo continua “comprometida” com a cidade.

Os novos destinos começam a operar a partir de Março (a dúvida é Edimburgo, cujos voos a partir do Porto ainda não apareciam, na manhã desta quinta-feira, na página da Ryanair), mas já é possível comprar voos. As quatro novas cidades europeias terão duas rotas semanais e fazem crescer o número total de destinos da Ryanair a partir do Porto para os 49. Isto significa que em 2017 a Ryanair vai crescer 8% no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e espera transportar quatro milhões de passageiros ao longo do ano.

Michael O’Leary agradeceu o “apoio” do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que partilhou o anúncio com o responsável da companhia aérea e garantiu que a presença crescente no Sá Carneiro é para continuar. “Vamos continuar a investir e a crescer no Porto nos próximos anos. Vamos continuar a comprar aviões e esperamos pôr mais desses aviões aqui no Porto”, disse o CEO da Ryanair.

Já Rui Moreira salientou a importância das ligações directas da Ryanair a várias cidades europeias – e não só por causa do turismo. “A Ryanair é um parceiro fundamental, com uma base aérea no Porto, empregando portugueses e tornando o Porto uma cidade conhecida, não só para o turismo mas com as ligações directas que são essenciais à atracção do investimento”, disse.

Das quatro novas rotas, uma – Nuremberga – significa o regresso a um destino que a Ryanair já operara a partir do Porto, mas que fora, entretanto, interrompido. Michael O’Leary justificou este regresso com as melhores condições oferecidas pelo aeroporto alemão e a simultânea diminuição de ofertas, a partir de Nuremberga, de outras companhias que lá operavam. “Estamos muito contentes por voltarmos a ligar estas duas cidades”, disse.

Além dos quatro novos destinos anunciados para o próximo ano, a Ryanair vai também reforçar, no Verão de 2017, os voos para o Luxemburgo (a operação arranca em Novembro, com um voo semanal e no verão deverá subir para cinco voos semanais), Milão/Malpensa (quatro voos semanais), a ilha Terceira (duas vezes por semana) e Varsóvia (duas vezes por semana).

Sugerir correcção
Comentar