De Kate Winslet a Helen Mirren, o elenco de luxo da Pirelli para 2017

O icónico calendário, que reúne 14 actrizes dos 27 aos 71 anos, pretende desafiar os ideais de beleza e juventude de Hollywood.

i-video
Calendário Pirelli 2017

O calendário da Pirelli foi lançado pela primeira vez em 1964 e tornou-se mundiamente conhecido pela sensualidade das suas sessões fotográficas com jovens modelos e actrizes. Disponível apenas para um número limitado de celebridades e clientes da marca, tem vindo nos últimos anos a alargar a abrangência das mulheres fotografadas e, em 2016, escolheu mulheres inspiradoras e não necessariamente voluptuosas: nomes como Patti Smith, Yoko Ono, Serena Williams e Amy Schumer. Agora, em 2017, vai celebrar várias gerações de estrelas do cinema, grande parte delas vencedoras do Óscar.

As 14 actrizes dos 27 aos 71 anos que protagonizam o novo calendário são Kate Winslet, Alicia Vikander, Helen Mirren, Nicole Kidman, Penélope Cruz, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Rooney Mata, Jessica Chastain, Charlotte Rampling, Uma Thurman, Lea Seydoux, Zhang Ziyi e Robin Wright. A média de idades que resulta da escolha da Pirelli, 44 anos, é, aponta a revista Vanity Fair, invulgar numa indústria que não concebe a possibilidade de haver beleza sem (ou depois da) juventude.

Por trás da objectiva esteve Peter Lindbergh, que regressa aos calendários da Pirelli depois de ter sido o autor das sessões fotográficas de 1996 e 2002. O alemão, que de acordo com a Pirelli “tem uma paixão pelo grande ecrã”fotografou as actrizes em Nova Iorque, Los Angeles, Berlim, Londres e no Norte de França em Maio e Junho. Afirma à revista Vogue que o objectivo do alinhamento de 2017 é veicular “uma contra-mensagem dirigida ao falso ideal de beleza da indústria”. Para Lindbergh, mais prosaicamente, este trabalho é uma “canção de amor” dedicada a todas as mulheres que conhece e admira: "A todas as que estão neste calendário, em momentos diferentes da minha vida, quis pedi-las em casamento, mas não tive tomates para o fazer."

Nas imagens que levantam o véu sobre o calendário e mostram o making-of das sessões, vemos as actrizes não propriamente como acordaram, mas com um look mais desgrenhado e descontraído do que o habitual. Têm o cabelo por arranjar, vestem roupas casuais e não estão maquilhadas. 

Quando fotografou pela última vez para a Pirelli, há 14 anos, Lindbergh trabalhou com jovens actrizes como Amy Smart, Brittany Murphy, Julia Stiles e Rachael Leigh Cook. Agora, o fotógrafo aproveita a oportunidade para tomar uma posição sobre a estreiteza dos ideais de beleza de Hollywood. “Não quis pô-las em personagem nem fazer-lhes nenhuma transformação, apenas apresentá-las cruas, sensíveis e emotivas. Acho isso bonito”, conta à Vogue.

Lindbergh reconhece que os conceitos de beleza estão a ser cada vez mais distorcidos por razões comerciais e insurge-se contra o uso exagerado do Photoshop. “Estas imagens são impostas, porque se disseres a alguém ‘és bonita como és’ não ganhas dinheiro”, critica.

O calendário de 2017 destaca a beleza sénior de Helen Mirren e Charlotte Rampling, de 71 e 70 anos, respectivamente, contrariando o padrão de Hollywood que tende a pôr de lado as mulheres mais velhas. Anastasia Ignatova, uma especialista em teoria política da Universidade Estatal de Moscovo, é a convidada especial do calendário e o único nome fora do cinema.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários