Há táxis sem motorista a circular nas ruas de Singapura

Seis carros circulam numa área de quatro quilómetros quadrados, com locais de paragem definidos.

Foto
O carro sem condutor nas ruas de Singapura REUTERS/Edgar Su

Os primeiros táxis sem motorista começaram a circular em Singapura nesta quinta-feira. Trata-se de um teste a veículos autónomos que não precisam de condutor.

A start-up norte-americana nuTonomy tem seis carros eléctricos – Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEV – a circular numa área de quatro quilómetros quadrados e com locais definidos para pegar e largar os passageiros. A estes cabe chamar o táxi através de uma aplicação no smartphone.  

"O teste representa uma oportunidade extraordinária para recolher as opiniões dos passageiros num ambiente real", explica o presidente e co-fundador da start-up, Karl Iagnemma. O objectivo é ter uma frota a funcionar em 2018, avança.

Como se trata de um teste, embora os carros circulem autonomamente, no seu interior vai um engenheiro com o obejctivo de observar o funcionamento do veículo e, em caso de necessidade, intervir.

Embora esta seja a primeira experiência em ambiente real, conforme diz a notícia da AFP, a semana passada a Uber disse que até ao final deste mês terá veículos sem condutor a circular nas ruas de Pittsburgh, EUA. Por seu lado, a Alphabet, sede da Google, anunciou em Maio uma parceria com o construtor Fiat Chrysler para expandir a sua frota de carros autónomos.

Sugerir correcção
Comentar