Vitória para a equipa Oman Air por apenas um ponto de vantagem

A equipa Oman Air venceu a etapa de Hamburgo da Extreme Sailing Series, com apenas um ponto de vantagem sobre os suíços do Alinghi, depois de uma série de 17 regatas no rio Elba.

Fotogaleria
Oman Air DR
Fotogaleria
Sail Portugal-Visit Madeira DR
Fotogaleria
Oman Air DR
Fotogaleria
A frota frente a Hamburgo DR
Fotogaleria
Foi muito o público que assistiu à competição DR

Depois de dominar os dois primeiros dias de regatas da 4.º etapa da Extreme Sailing Series disputado em Hamburgo, Alemanha, a equipa Oman Air, com o veterano skipper americano Morgan Larson, parecia estar tranquila na sua posição de líder na classificação. Mas no sábado a equipa suíça Alinghi avançou no duelo particular com o líder – vencendo seis das sete regatas disputadas - e no último dia de competição ambas estavam na luta pela conquista da vitória final.

Mas quando o Alinghi cruzou a linha de chegada da última regata neste domingo em 3.º lugar, a equipa do Oman Air tinha de garantir ao menos o 5.º posto para poder conquistar a vitória na classificação geral. E foi exactamente isto que aconteceu. Aproveitando o derradeiro sopro da brisa que se sentia no rio Elba, o Oman Air concluiu a regata final e assegurou a vitória na tabela geral, com uma vantagem de apenas um ponto.

Os ventos fracos de domingo criaram muita frustração para as seis tripulações em competição – incluindo a Sail Portugal-Visit Madeira, com Diogo Cayolla no comando – que ainda tiveram de realizar três regatas de exibição, sem qualquer pontuação na classificação. Somente ao final da tarde, depois de longa espera, a direcção de regatas conseguiu delimitar o campo de regatas no rio Elba e iniciar a única, última e decisiva regata.

“Sabíamos que se houvesse três outros barcos entre nós e o Alinghi não teríamos pontos suficientes na tabela geral”, explicou Morgan Larson dizendo que a equipa lançou mão de diferentes tácticas mas o vento fraco acabou por favorecer a equipa Alinghi que navegava mais junto à margem do rio e conseguiu manter-se à frente e manter três barcos de permeio para o rival. 

“A certa altura da regata parecia que iríamos ficar em último lugar, mas tivemos uma boa performance na parte final da prova e foi a oportunidade para obtermos o que queríamos”, contou ainda Larson.

“Estávamos a liderar a frota nos dois primeiros dias de competição, mas a equipa suíça, com o novo skipper Arnaud Psarofaghis, velejou de forma espectacular ontem (Sábado), registando velocidade de 25 nós, o que significou imensa pressão sobre nós. Sabíamos que seria difícil defender a liderança por isso esta vitória final sabe ainda melhor. E foi um bom treino no rio Elba pois o próximo evento será no rio Neva, em S. Petersburgo”, finalizou Larson que também figura como líder na classificação geral após 4 eventos.

O skipper do Alinghi, Arnaud Psarofaghis, comentou que as regatas em Hamburgo foram bastante difíceis e testaram a habilidade da equipa em vários sentidos. “Temos de melhorar em alguns aspectos mas saímos daqui mais fortes.” “Este resultado é um tanto decepcionante mas penso que demos o nosso melhor e ontem velejámos especialmente bem. O facto é que o Oman Air é uma equipa muito forte. Mas ainda temos mais quatro etapas pela frente por isso ainda há hipóteses de ganharmos pontos em relação ao Oman Air.

A luta pelo terceiro lugar no pódio foi tão à justa como para o líder. A equipa SAP Extreme Sailing Team tinha alguns pontos a seu favor mas depois da única regata os dinamarqueses somaram a mesma pontuação que os austríacos Red Bull Sailing Team, mas a equipa de Roman Hagara ainda está em 2.º lugar na geral, com um ponto a mais que o Alinghi.

A equipa Sail Portugal – Visit Madeira apresentou alguns momentos de destaque durante a competição – com dois 2.º lugares -, mas em termos de resultado final ficou em 6.º lugar, enquanto a jovem equipa chinesa registou duas vitorias o que a coloca em 5.º lugar no evento.

A 5.ª etapa do circuito Extreme Sailing Series será disputada entre 1 e 4 de Setembro no rio Neva, em S. Petersburgo, Rússia. De seguida, de 22 a 25 de Setembro, será a vez da Madeira receber a frota de catamarãs GC32 com foils.

Extreme Sailing Series – 4.ª Etapa - Hamburgo

1 - Oman Air (OMA) - 188 pts.

2 - Alinghi (SUI) - 187 pts.

3 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 166 pts.

4 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 166 pts.

5 - China One (CHN) - 157 pts.

6 - Sail Portugal – Visit Madeira (POR) -149 pts.

7 - Land Rover BAR Academy (GBR) - 121 pts.

Classificação geral após 4 etapas:

1 - Oman Air (OMA) - 47 pts.

2 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 42 pts.

3 - Alinghi (SUI) - 41 pts.

4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 34 pts.

5 - Land Rover BAR Academy (GBR) - 31 pts.

6 - China One (CHN) - 29 pts.

7 - Sail Portugal – Visit Madeira (POR) - 27 pts.

Sugerir correcção
Comentar