Fosun entra no Brasil com compra da Rio Bravo Investimentos

Esta semana a empresa chinesa anunciou a compra da farmacêutica indiana Gland Pharma.

Foto
Guangchang, o fundador da Fosun Daniel Rocha

A chinesa Fosun – que em Portugal é dona da seguradora Fidelidade e da Luz Saúde (antiga Espírito Santo Saúde) – fez a primeira aquisição na América Latina, ao comprar no Brasil a Rio Bravo Investimentos.

A Rio Bravo tem vários fundos de investimento em áreas diversas, entre as quais o imobiliário. O valor do negócio não foi revelado.

O presidente da Fosun, Guo Guangchang, afirmou, em comunicado, que a compra é "um marco importante na estratégia de globalização da Fosun e de presença nas economias emergentes importantes". A ideia é usar aquele país como um elo de ligação para o resto do continente. "O Brasil é geograficamente um canal a ligar a América Latina e a Ásia. Com as suas características económicas específicas e a grande dimensão, o Brasil tem uma grande influência na região", observou o empresário.

Esta semana, a Fosun já tinha anunciado a compra, através de uma subsidiária, da farmacêutica indiana Gland Pharma. A empresa chinesa vai ficar com uma maioria de 88% do capital, por cerca de 1200 milhões de euros.

As empresas chinesas têm estado a investir fortemente fora do país, em parte encorajadas pelo Governo numa altura em que a economia doméstica tem vindo a mostrar sinais de arrefecimento.

Em Maio, numa entrevista à agência Reuters, Guangchang (que no final do ano passado esteve desaparecido alguns dias levando a suspeitas de problemas com a lei) afirmara que pretendia olhar para a Rússia, Brasil, Índia e África.

Sugerir correcção
Comentar