Temperaturas estiveram por seis vezes acima de 42 graus

Sessenta por cento do território registou viveu com 35 graus Celsius ou mais no último fim-de-semana.

Foto
Este fim-de-semana registaram-se temperaturas máximas superiores ou iguais a 35 graus em cerca de 60% do território português. Kieran Doherty/Reuters

Tomar e Alvega, no distrito de Santarém; Elvas, no de Portalegre; Portel, no de Évora e Pinhão, no de Vila Real. Foram estas as cinco estações meteorológicas portuguesas que registaram em seis ocasiões distintas (Tomar repetiu a proeza) temperaturas superiores aos 42 graus Celsius este mês. Quatro desses casos ocorreram no passado fim-de semana e dois a 3 de Julho, revela um relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera divulgado esta segunda-feira.  

Tomar foi a estação que registou a temperatura mais elevada de todo o país (42,8 graus) este domingo. No dia anterior, os termómetros tinham subido até aos 42,1 graus. Elvas ocupa o segundo lugar do ranking com 42,5 graus, seguido por Portel e Pinhão, com 42,4 e 42,3 respectivamente. 

O relatório destaca que no passado fim-de-semana "persistiram valores de temperatura máxima superiores ou iguais a 30 graus em mais de 90% do território e valores de temperatura máxima superiores ou iguais a 35 graus em cerca de 60% do território". As altas temperaturas durante o dia mas também durante a noite "podem ter originado desconforto térmico com impactos mais significativos na população mais vulnerável", reconhece o instituto.  

O documento dá conta que 30% das estações meteorológicas de Portugal continental registaram mais de 10 dias consecutivos com temperatura máxima diária igual ou superior a 30 graus e que um quarto das estações do continente detectaram pelo menos um dia com temperatura igual ou superior a 40 graus. 

Em resumo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera escreve que Julho, em Portugal continental, "tem-se caracterizado por valores muito altos da temperatura máxima do ar, muito superiores aos valores médios". Também a temperatura mínima registou valores superiores ao normal entre 4 e 10 deste mês e a partir do dia 15. Um quinto das estações meteorológicas do continente registaram pelo menos dois dias com temperatura mínima do ar igual ou superior a 20 graus, uma temperatura associada a países tropicais. Portalegre registou as temperaturas mínimas mais elevadas, tendo no passado dia nove os termómetros descido apenas aos 25,9 graus. 

O tempo quente vai continuar neste início de semana, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e temperaturas em quase todo o território acima dos 35 graus, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

Sugerir correcção
Comentar