Apple bloqueia emoji de espingarda

O lançamento do emoji estava previsto para este mês, a propósito dos Jogos Olímpicos de 2016, onde o tiro ao alvo é um dos desportos.

Foto
Facas, bombas e pistolas continuam disponíveis nos emojis Miguel Medina/AFP

O acesso a armas é um tema que tem estado em discussão na agenda norte-americana e voltou a ganhar impacto depois de a cidade de Orlando ter enfrentado um dos maiores massacres da história norte-americana. Mas se ainda não se sabe qual a decisão que saíra do Congresso norte-americano, a empresa Apple já se antecipou com a proibição e bloqueou o emoji de uma espingarda para o iPhone. A decisão da Unicode, a empresa responsável pelo controlo e supervisão dos emojis, foi influenciada pela Apple, que retirou a arma do grupo de novos emojis a serem lançados este mês.

emoji estava previsto para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, uma vez que o tiro ao alvo é um dos desportos em competição, mas a sua utilização já tinha sido contestada por um grupo britânico defensor do controlo de armas. Segundo o grupo, a utilização do desenho em conversações "seria familiarizar e popularizar a imagem de uma marca, o que não é uma boa ideia". Apesar de alguns responsáveis na Unicode desvalorizarem o impacto dos emojis, estes tornaram-se numa forte forma de comunicação global.

Ainda assim, continuam disponíveis, nos emojis, várias outras armas, tais como facas, bombas e pistolas. Até ao momento, nenhuma das empresas envolvidas quis comentar a decisão.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários