Prestígio e popularidade, ou Helen Mirren e Charlize Theron no próximo Velocidade Furiosa

Um dos mais rentáveis franchises cinematográficos do século XXI tem a bordo duas actrizes vencedoras de Óscares. Filmes valem mais de três mil milhões de euros.

Fotogaleria
FILIPPO MONTEFORTE/AFP
Fotogaleria
A primeira imagem de Theron no novo filme da saga, divulgada pelo estúdio DR

É um dos franchises mais lucrativos do cinema actual e está a aproximar-se do prestígio com Óscares – os de Charlize Theron, que vai ser a próxima vilã de Velocidade Furiosa 8, e agora da britânica Helen Mirren.

Pouco se sabe sobre a intriga ou as personagens que as duas actrizes vão interpretar, mas Mirren disse à revista Elle que “sempre adorou conduzir” e que só aceitou com a garantia de que pudesse “conduzir no filme”. Mas está tudo em aberto, disse à revista, deixando claro que sabe que se trata de um franchise em que também ela aceitou participar “por diversão”: "Quero fazer cinema e teatro, mas o cinema é particularmente relevante. Quero que seja sério. Claro que, dito isto, estou prestes a fazer Velocidade Furiosa 8."

Velocidade Furiosa 7, marcado pela morte num acidente de viação de um dos protagonistas, Paul Walker, quando ainda não tinha sido terminada a rodagem, é de longe o filme mais rentável do franchise (1,3 mil milhões de euros em todo o mundo). Trata-se de uma série de filmes encetada em 2001 e que já acumulou mundialmente receitas brutas de bilheteira de 3,3 mil milhões de euros com sete títulos, e que está a par dos ganhos de super-heróis, sagas espaciais, hobbits, crepúsculos, agentes ao serviço de sua majestade ou missões impossíveis. O conjunto do universo Marvel, por exemplo, com filmes que vão de Homem de Ferro até Guardiões da Galáxia, vale até agora, com 13 filmes, 9 mil milhões de euros; Star Wars representa, com as reedições de alguns dos seus sete filmes incluídas, 5,9 milhões de euros.

O próximo filme conta, além de Theron no papel de Cipher – que não é estranha ao mundo dos franchises com a sua Furiosa de Mad Max: Estrada da Fúria, e cuja adesão ao mundo Fast and Furious já era conhecida há um punhado de meses –, com o elenco habitual (Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris, Dwayne Johnson e Jason Statham) e será realizado por F Gary Gray (Straight Outta Compton). Tem estreia agendada para Abril de 2017 e será, segundo o estúdio Universal, um relançamento da série com uma trilogia.  

O mais recente filme da série foi o segundo mais visto em Portugal em 2015 (só foi ultrapassado por Mínimos) com mais de 832 mil espectadores e uma receita de bilheteira de 4,4 milhões de euros. 

Sugerir correcção
Comentar