Marcelo marca Conselho de Estado para altura de decisões europeias

Brexit, eleições em Espanha e reuniões decisivas sobre as sanções europeias marcam calendário.

Foto
Foto do primeiro Conselho de Estado da era Marcelo Nuno Ferreira Santos

O Presidente da República convocou para 11 de julho uma reunião do Conselho de Estado para debater "a situação política internacional e suas incidências em Portugal", desta vez sem convidados. Será a segunda reunião do órgão de aconselhamento político de Marcelo Rebelo de Sousa, depois de, a 7 de Abril, ter tido o seu primeiro encontro do mandato, e com a participação especial do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

A próxima reunião acontecerá depois do referendo de 23 de Junho no Reino Unido sobre a permanência na União Europeia, das eleições legislativas em Espanha, a 26 de Junho, e muito próximo da altura em que a Comissão Europeia poderá recomendar sanções a Portugal e Espanha por violação das metas orçamentais. A reunião do colégio de comissários deverá acontecer no início de Julho e a decisão final caberá ao Conselho Europeu, ainda sem data marcada, mas que deverá acontecer também no próximo mês.

O Presidente da República convocou também para 12 de julho a segunda reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, outro órgão presidido pelo chefe de Estado enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas. Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a sua intenção de ir visitar os militares portugueses à Guiné Equatorial, cuja próxima missão, no âmbito das Nações Unidas, começa precisamente em Julho.

Antes, Marcelo terá a sua agenda preenchida: a 30 de Junho segue para a primeira visita à Madeira, de onde regressa a 2 de Julho, e dois dias depois inicia a segunda etapa do Portugal Próximo, que decorre de 4 a 6 de Julho em Trás-os-Montes.

Sugerir correcção
Comentar