A principal brincadeira entre pais e filhos portugueses é ver televisão

Estudo revela que mais de 80% dos pais refere que no topde actividades familiares está “verem televisão em conjunto”.

Foto
A televisão domina o tempo de brincadeira entre pais e filhos portugueses Público

Um estudo realizado pela Marktest para a empresa TriNa revela que a principal actividade entre pais e filhos durante a semana é verem televisão. Os pais portugueses dizem sentir frustração por não terem mais tempo para os filhos e manifestam dificuldade em lidar com o facto de terem muitas vezes de negar pedidos das crianças para brincar com elas.

O estudo Hábitos de brincadeira entre pais e filhos portugueses visa assinalar o Dia da Família, que se celebra neste domingo, e foi realizado no mês de Abril através de inquéritos junto de 410 pais, de Norte a Sul, com filhos com idades entre os seis e os 12 anos.

Mais de 80% dos pais referem que no top de actividades familiares durante a semana está “verem televisão em conjunto”. No fim-de-semana, os valores descem para cerca de 70%. Seguem-se as brincadeiras em casa, com 71% durante a semana e 62% ao fim-de-semana. Durante a semana, cerca de 40% admitem ainda ler um livro em conjunto, jogar um jogo ou jogar um jogo de computador ou consola. Ao fim-de-semana, esses valores diminuem, sendo ultrapassados por actividades como as idas ao parque infantil, andar de bicicleta, jogar à bola ao ar livre ou idas ao cinema.

O trabalho, coordenado pela psicóloga clínica Cecília Galvão, revela ainda que, comparando os géneros das crianças, durante a semana os rapazes dedicam-se primeiro à televisão (82,6%) e só depois aos jogos de computador ou consolas (48,8%), andar de bicicleta (28,6%) ou à construção de legos (28,5%). Já aos fins-de-semana, a actividade favorita mantém-se ver televisão (67,1%), seguida de jogar à bola ao ar livre (62,4%). As brincadeiras em casa e as idas ao parque também se intensificam.

Por sua vez, as raparigas são quem passa mais tempo em casa, quer durante a semana, quer ao fim-de-semana: 83% vêem televisão durante a semana, diminuindo para 71,6% aos fins-de-semana. Brincar em casa é também um dos passatempos favoritos durante os sete dias da semana. As idas ao parque infantil (65%), andar de bicicleta (48,2%), jogar um jogo, (42,1%) e as idas ao cinema (42,1%), são das actividades favoritas das raparigas aos fins-de-semana.

Para a Cecília Galvão, “estes valores podem traduzir a necessidade de actividade física, mais evidente nos rapazes desta idade”.

Quando questionados sobre o número de dias da semana em que costumam brincar mais de meia hora com os filhos, quase 40% está entre um a quatro dias por semana. Apenas 38% refere dedicar mais de 30 minutos por dia, durante os sete dias da semana, a brincar com os seus filhos.

Já seis em cada dez inquiridos consideram que passam o tempo suficiente com os seus filhos e quatro em cada dez consideram que passam pouco tempo. Nenhum dos inquiridos referiu passar tempo a mais com o seu filho. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários