Pelo menos dois portugueses retirados de cidade canadiana envolta em chamas

Incêndio em Fort McMurray é já considerado o maior desastre natural da história canadiana.

Foto
Incêndio já destruiu mais de duas mil casas Chris Wattie/Reuters

Pelo menos dois portugueses tiveram de abandonar a cidade canadiana de Fort McMurray, onde lavra um intenso incêndio, disse à agência Lusa a cônsul-geral de Portugal em Vancouver. Os dois portugueses estão agora "em segurança", explicou Maria João Boavida, adiantando que a saída da cidade aconteceu de forma "ordenada e tranquila tanto quando foi possível".

Até agora, o consulado "não foi contactado por cidadãos portugueses que necessitem de apoio consular, nem tem conhecimento de mais portugueses" que tivessem sido retirados da área afectada pelo incêndio.

O incêndio em Fort McMurray já levou à destruição de mais de duas mil casas, obrigando à evacuação de várias localidades. Desde domingo, mais de mil quilómetros quadrados de floresta foram consumidos pelas chamas, o que corresponde a uma área equivalente a dez vezes a cidade de Paris.

A diplomata, também responsável pela província de Alberta, disse que os dois portugueses estão agora em Edmonton, a 430 quilómetros de Fort McMurray. "Fort McMurray tem uma população temporária muito importante, porque é a principal zona de exploração petrolífera de Alberta. Há muitos trabalhadores provenientes de outras províncias, como o Quebeque, Colúmbia Britânica ou da Nova Escócia, daí que o número de residentes possa efectivamente não responder aos habitantes registados na região", explicou Maria João Boavida.

O Consulado Geral de Portugal em Vancouver vai continuar a acompanhar a situação "à distância", visto estar localizado a mais de mil quilómetros de cidades como Edmonton.

Cerca de 18 mil portugueses e lusodescendentes vivem na província de Alberta, concentrados maioritariamente nas cidades de Edmonton e de Calgary.

Quarenta fogos florestais estão hoje activos em Alberta, dos quais cinco são considerados "fora de controlo". No local estão 1200 bombeiros, apoiados por 110 helicópteros e 27 aviões de combate a incêndios.

Este é já considerado o maior desastre natural da história canadiana, com a reconstrução da cidade de Fort McMurray a ter um custo previsto de nove mil milhões de dólares canadianos (seis mil milhões de euros).

Sugerir correcção
Comentar