Veja por onde vai passar o Rali de Portugal na Baixa do Porto

Prova vai ter etapa classificativa na cidade do Porto a 20 de Maio. Será construída uma autêntica "pista de rali" na baixa da cidade.

Foto
Etapa termina na Sé Catedral Paulo Pimenta

Do Rivoli até à Sé Catedral, passando pela Trindade e dando mesmo um “salto” aos Aliados, os melhores carros de rali do mundo vão percorrer uma extensão de 1850 metros da baixa do Porto, que levará “a muitos milhões de telespectadores em todo o mundo” a imagem desta zona da cidade, sublinhou a autarquia no comunicado de divulgação do mapa do percurso.

Esta etapa de street stage que percorrerá algumas das mais conhecidas artérias do Porto terá início junto ao teatro Rivoli e terminará na Sé Catedral. Pelo caminho, os carros passarão pela Avenida dos Aliados. Aqui, junto ao edifício AXA, os pilotos vão demonstrar a sua destreza “em duas zonas onde os carros são obrigados a girar 360 graus sobre um obstáculo e atravessar, por duas vezes, a placa central da mesma avenida”, acrescenta o município. O percurso passa ainda pela Trindade, zona que é considerada de grande interesse em termos técnicos, "bem como a saída dos Aliados para a zona da Estação de São Bento, onde os competidores iniciarão a subida da Avenida da Ponte em direção à Sé do Porto", adianta o comunicado.

PÚBLICO -
Aumentar

Esta classificativa está marcada para o próximo dia 20 de Maio e, para a receber, será montado ao longo deste percurso pela baixa portuense um verdadeiro circuito de rali para que todos possam assistir à passagem dos pilotos e suas “máquinas”. Para precaver a segurança dos espectadores, o município do Porto e o Automóvel Clube de Portugal (ACP) têm feito esforços em conjunto no sentido de garantir o melhor espectáculo para todos. Além da montagem de bancadas, serão colocadas barreiras de betão e redes, sanitários e passagens superiores, e haverá um importante dispositivo policial.

A venda de bilhetes para as bancadas, que vão estar instaladas na Avenida dos Aliados, começará em breve, no site da Bilheteira Online (BOL). Estes poderão ser também adquiridos presencialmente, no próprio dia. Existirão também “zonas de peão”, para que todos possam assistir ao rali ao longo do percurso.

Esta passagem pelo Porto do Rali de Portugal revela-se importante não só para a divulgação da cidade, através da transmissão televisiva do evento para mais 160 países, mas também para o turismo e a economia locais e regionais. Segundo o comunicado, a audiência acumulada da prova, em 2015 – ano em que ainda não existia a classificativa do Porto – “foi estimada em 73,5 milhões de espectadores, que geraram um impacto adicional indirecto de 62,2 milhões de euros, dando assim origem a um volume total de 127,4 milhões de euros de retorno para a economia do turismo e imagem do destino [Porto e Norte de Portugal] ”.

Texto editado por Ana Fernandes 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários