Jovem suspeito de matar britânico em Alcoutim fica em prisão preventiva

Algarvio de 20 anos está indiciado pelos crimes de "homicídio agravado e furto qualificado". Teria ocasionalmente relações sexuais com a vítima a troco de dinheiro.

Foto
O corpo do inglês foi encontrado na madrugada de terça-feira em sua casa, numa vila do concelho de Alcoutim Pedro Cunha

O jovem que terá assassinado um britânico de 58 anos à facada, em Alcoutim, vai aguardar  o desenrolar da investigação em prisão preventiva, adiantou esta quarta-feira fonte policial ao PÚBLICO. O motivo do homicídio ainda não está esclarecido, mas a Polícia Judiciária já descobriu que o alegado homicida manteria um relacionamento sexual com a vítima, com quem se encontraria esporadicamente a troco de dinheiro.

O rapaz, um algarvio com 20 anos, está indiciado pelos crimes de "homicídio agravado e furto qualificado", anunciou esta terça-feira a PJ em comunicado, frisando que a detenção foi feita em colaboração com a PSP de Faro. Tudo aconteceu quando, numa operação stop realizada pela PSP, o jovem foi detido, em flagrante delito, por não possuir habilitação legal para conduzir. Além de estar a conduzir sem carta, a polícia estranhou o facto de guiar um carro de gama alta com algumas amolgadelas e de ter, na mala da viatura, equipamentos electrónicos que levantaram suspeitas. 

A polícia consultou o registo do carro e percebeu que o mesmo não era do jovem. As autoridades suspeitaram logo de roubo, mas constataram que a viatura não tinha sido dada como desaparecida. Foi para desvendar se o carro tinha sido emprestado ou roubado que a PSP pediu a colaboração da GNR de Alcoutim, que ficou de tentar contactar o dono da viatura.

Os militares deslocaram-se a casa do britânico, uma moradia recuperada na vila de Cerro da Vinha, na freguesia do Pereiro. Depois de terem forçado a entrada na habitação, encontraram o dono da casa morto na sua própria cama, com sinais de violência. 

No comunicado, a PJ dá conta que o crime ocorreu "no interior de uma casa" localizada na zona do Pereiro, concelho de Alcoutim, "na sequência de uma altercação com o proprietário desta, um homem de 58 anos de idade". Segundo a nota, o jovem munido com uma arma branca desferiu "vários golpes no abdómen" da vítima, provocando-lhe a morte.

A PJ acrescenta que após cometer o crime, o jovem se "apoderou da viatura da vítima e de vários objectos, vindo a ser interceptado em Faro por condução sem habilitação legal".

Esta quarta-feira, o rapaz foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Vila Real de Santo António, que lhe decretou a sua prisão preventiva. 

O suspeito, nascido em Faro, já não viveria com os pais e deambularia pela região, arrumando carros e realizando pequenos biscates. Seria consumidor de droga e estaria referenciado por pequenos furtos. 

Sugerir correcção
Comentar