Futebolistas federados atingem número recorde em Portugal

São cerca de 168 mil jogadores registados na FPF em 2016, o que significa um aumento de cinco mil praticantes em relação ao ano passado.

Foto
Fernando Gomes, presidente da FPF Fernando Veludo/NFactos

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, anunciou nesta quarta-feira um recorde de praticantes federados no organismo, cerca de 168 mil atletas, distribuídos pelas modalidades de futsal, futebol de praia e futebol.

À margem da apresentação de uma parceria da FPF com uma empresa tecnológica, Fernando Gomes assinalou o marco histórico, que regista uma subida de quase cinco mil federados, de 162.981 para 167.908, sendo o futebol a modalidade com mais praticantes registados em Portugal.

Este recorde representa já o balanço de inscrições e transferências dos meses de Janeiro e Fevereiro, englobando as equipas masculinas e femininas, profissionais e amadoras de seniores e todos os escalões de futebol juvenil, desde benjamins a juniores, nas modalidades de futsal, futebol de 7, 9 e 11 e futebol de praia.

Estes números confirmam, assim a tendência de subida em termos de praticantes federados nos três últimos anos, depois de uma ligeira quebra registada em 2013 (153.462, menos 68 que em 2012).

Nos últimos 20 anos, o número de futebolistas federados quase que duplicou. Segundo os dados da Pordata, em 1996, eram 95.746 os jogadores de futebol federados e, uma década depois, esse número já tinha crescido para 133.360.

Sugerir correcção
Comentar