Preço das casas de luxo em Lisboa subiu 23% em dois anos

Valor da habitação de gama média está a subir, mas a um ritmo menor.

Foto
Preco por metro quadrado chega a superar os 4000 mil euros por metro quadrado em algumas zonas

O preço das casas de luxo em Lisboa subiu 23% nos últimos dois anos, sendo este o segmento que mais está a valorizar no mercado habitacional da capital, revelam dados do SIR – Sistema de Informação Residencial, apurado e gerido pela Confidencial Imobiliário.

A valorização acumulada entre 2013 e 2015 representa a inversão da rota de descida verificada a partir de 2010, em que os preços das casas neste segmento mais elevado desceram 14%.

Os dados do SIR confirmam ainda que é na gama de luxo que os preços das casas estão a recuperar de forma mais acentuada em Lisboa. Embora também estejam a subir, na gama média de mercado os preços estão a recuperar a um ritmo mais moderado, tendo valorizado 9,5% nos dois últimos anos (2014 e 2015), depois de uma descida acumulada também de 14% entre 2010 e 2013.

As zonas do Parque das Nações e da Baixa (abrangendo as freguesias de Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior) concentram 45% das vendas totais de habitação na gama mais alta do mercado reportadas ao SIR, figurando também como as mais caras de Lisboa neste segmento.

Assim, de acordo com o SIR, o preço médio de venda da habitação de gama alta superou os 4000 euros por metro quadrado (m2) em Santo António e oscilou entre os 3750 euros/m2 e os 3950 euros/m2 no Parque das Nações, Misericórdia e Avenidas Novas.

Sugerir correcção
Comentar