Sporting sai de Guimarães como um líder menos seguro

Um empate sem golos frente ao Vitória deixa "leões" com apenas um ponto de vantagem sobre o Benfica, a menos de uma semana do derby.

Foto
MIGUEL RIOPA/AFP

Ficou mais curta a vantagem do Sporting na liderança da Liga, a menos de uma semana do derby frente ao Benfica, que tem tudo para ser determinante nas contas do título nacional. Na noite desta segunda-feira, em Guimarães, os “leões” empataram (0-0) num terreno tradicionalmente difícil, frente a uma equipa a viver uma boa fase na temporada. A formação orientada por Jorge Jesus mostrou-se incapaz de ultrapassar a defesa do Vitória, mesmo tendo jogado durante 15 minutos com um homem a mais.

A formação vimaranense registou o nono jogo consecutivo sem perder — um recorde na sua história — e voltou a mostrar uma intensidade e organização que já tinha criado dificuldades ao Benfica (que venceu em Guimarães) e garantido um triunfo caseiro sobre o FC Porto. Desta feita, foi o Sporting a experimentar estas dificuldades. Os “leões” tiveram o ascendente do jogo, sobretudo na segunda parte, mas não tiveram argumentos para chegar ao golo, também por mérito do jovem guarda-redes vitoriano, Miguel Silva.

Foto

Apesar do empate sem golos, foi um bom jogo de futebol aquele a que se assistiu no Estádio D. Afonso Henriques. Começou melhor a equipa da casa, com um lance de contra-ataque, logo aos cinco minutos. Ricardo Valente ganhou espaço e encontrou, com um passe vertical, Licá no interior da grande área. Em boa posição, o extremo emprestado pelo FC Porto rematou com força, para boa defesa de Rui Patrício.

O Sporting demorou algum tempo até encontrar soluções para ultrapassar a boa organização do Vitória de Guimarães, mas, aos 20’, dispôs de duas ocasiões consecutivas para chegar ao primeiro golo, ambas travadas por Miguel Silva, que deu os primeiros sinais de uma muito boa exibição. Primeiro foi Coates quem apareceu na pequena área, mas a bola sofreu um ressalto estranho antes de terminar nas mãos do guarda-redes. De seguida, Schelotto descobriu Slimani no centro da área. O argelino picou a bola sobre o jovem dono da baliza vitoriana, que conseguiu fazer um desvio subtil para canto.

A intensidade da partida aumentou nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Ameaçou primeiro o Vitória, quando Bouba Saré (37’), na sequência de um lançamento de linha lateral, apareceu em boa posição na pequena área para desviar a bola para a baliza, mas Patrício antecipou-se bem. Reagiu o Sporting, conseguindo criar espaço pelo flanco direito, face às debilidades demonstradas pelo lateral esquerdo vitoriano, Dalbert. Aos 40 minutos, Gelson rompeu a defesa vimaranense e chutou cruzado para mais uma boa defesa de Miguel Silva. Já sobre o intervalo, Bryan Ruiz, em boa posição, atirou ligeiramente ao lado.

Estes dois lances demonstraram à equipa leonina que o lado canhoto do adversário era o mais débil e foi por ali que investiu, no arranque da segunda parte. Aos 59’, Gelson, desmarcado por um passe de Bruno César, tinha espaço para ir para o golo, mas deixou escapar a bola. Cinco minutos depois, novamente num lance em que o Sporting atacou pela direita, a bola chegou a Bryan Ruiz que, sobre a linha de golo, já com o guarda-redes batido, atirou de cabeça por cima da baliza.

A melhor entrada do Sporting na segunda parte pareceu tolher a equipa da casa, que começou a ter maiores dificuldades para sair para o contra-ataque. O Sporting acumulou ocasiões de golo e ameaçava marcar, mas teve pela frente a última barreira que foi Miguel Silva. O guarda-redes vimaranense evitou, com um desvio subtil, um cabeceamento de Slimani (61’) e, com o corpo, uma oportunidade protagonizada por Bryan Ruiz, que surgiu pela esquerda na cara do golo (70’). A quatro minutos dos 90, já depois da expulsão de Josué, por agarrar Slimani, que seguia para a baliza, foi a vez de Hernán Barcos ver um remate ser interceptado.

Já em tempo de compensação, Victor Andrade caiu dentro da área do Sporting. O árbitro, Tiago Martins, nada assinalou e o jogo terminou mesmo empatado sem golos.

Sugerir correcção
Comentar