Frio e chuva mantêm-se, mas domingo melhora

Acessos às serras da Estrela, Caramulo e Montemuro cortados pela neve.

Foto
Instituto de Meteorologia prevê descida da temperatura, chuva, neve, granizo e trovoada para a Páscoa Joana Freitas/Arquivo

As temperaturas vão continuar baixas e a precipitação vai manter-se, principalmente no litoral oeste, sendo por vezes de granizo, mas no domingo a chuva diminui e pode ocorrer gelo ou geada no interior, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA.

As previsões apontam para "períodos de céu muito nublado, com aguaceiros mais intensos no litoral oeste, por vezes de granizo, podendo ser acompanhados de trovoada". A queda de neve vai continuar nos locais acima de 400 metros, e vai subindo a 600 a 800 metros ao longo do dia.

No domingo, "a situação melhora, a quantidade de precipitação é inferior, com aguaceiros fracos especialmente no litoral oeste, com tendência a diminuir a partir do final da manhã" e a neve vai limitando a sua presença a altitudes mais elevadas, explicou Ricardo Tavares.

Também vai melhorar o vento, que neste sábado será moderado a forte no litoral, até 90 metros, e nas terras altas até 110 metros, e no domingo deverá apresentar rajadas até 80 metros e 95 metros nas terras altas.

Estradas reabertas em Leiria, Castelo Branco e Viseu
Entretanto, as estradas da zona de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria) e serra de Montemuro, entre Cinfães e Castro Daire (Viseu), que foram fechadas devido à neve, foram reabertas.

A estrada nacional (EN) 351, que liga Oleiros a Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, que foi encerrada, na zona de Alto de Isna, pelas 3h20 deste sábado, foi reaberta à circulação automóvel ao final da amanhã, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Também na zona de Oleiros, a EN 350, que liga esta vila a Álvaro e Madeirã, na qual o trânsito esteve condicionado, particularmente na região normalmente conhecida por Alto do Cavalo, igualmente devido à neve e ao gelo acumulados no piso, está aberta ao trânsito desde a 11h de hoje, indicou a mesma fonte.

No norte do distrito de Leiria, as estradas entre Pedrógão Grande e Castanheira de Pera e na região de Figueiró dos Vinhos, que foram encerradas durante a noite e madrugada de hoje, foram reabertas pelas 14h30, disse à Lusa fonte do CDOS de Leiria.

Já a via que, através da serra de Montemuro, no distrito de Viseu, assegura ligação entre Cinfães e Castro Daire (EN 321), que estava fechada desde sexta-feira, foi também reaberta hoje às 14h20.

Ainda no distrito de Viseu, continuam interditas ao trânsito as estradas municipais que ligam Resende a Felgueiras e Resende a Feirã (EM 543 e EM 543-1, respectivamente), Santa Cruz da Trapa a São Pedro do Sul (EM 1231) e Macieira a Serra de São Macário, referiu fonte do CDOS de Viseu.

No interior do distrito de Coimbra, particularmente nas áreas dos municípios de Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra, mantêm-se intransitáveis diversas vias secundárias, mas sem que haja "situações preocupantes", disse à Lusa fonte do CDOS de Coimbra.

Nas serras de Aire e Candeeiros e de São Mamede, nos distritos de Santarém e de Leiria, também foi registada a queda de neve durante a madrugada de hoje, mas sem provocar condicionalismos na circulação automóvel.

 

Sugerir correcção
Comentar