As tecnologias vão vencer as doenças crónicas?

Segundo questionário de campanha sobre doenças crónicas está disponível online em português.

Foto

Esta semana, a campanha europeia sobre doenças crónicas não transmissíveis que está a decorrer em “media” de dez países europeus – incluindo o PÚBLICO em Portugal – convida os leitores a responder a um questionário online centrado na tecnologia e inovação, acessível em português a partir do site do jornal.

Responda ao segundo questionário aqui

Iniciada a 15 de Fevereiro, a campanha prolonga-se durante cinco semanas, até 23 de Março, e consiste num questionário semanal diferente, que se responde em poucos minutos. O objectivo é que os decisores políticos tenham um melhor retrato sobre o que pensam os cidadãos europeus sobre o assunto, ouvindo-os em cinco questionários, e assim se ajude a travar o avanço crescente destas doenças crónicas, como a diabetes, as doenças cardiovasculares e o cancro.

O questionário desta semana, o segundo da campanha, é sobre o papel das tecnologias e da inovação na compreensão, no controlo e prevenção das doenças crónicas – desde terapias genéticas, terapias com células estaminais até impressoras 3D de materiais biológicos, novos medicamentos, sensores que se engolem, pulseiras que registam parâmetros fisiológicos enquanto andamos ou fazemos exercício físico ou apps de saúde e fitness. Mas também há perguntas sobre as barreiras à introdução de novas tecnologias e inovações nos sistemas de saúde dos países, como a burocracia no registo de patentes.

A campanha foi lançada pelo Atomium – Instituto Europeu para a Ciência, Media e Democracia (um consórcio de universidades, jornais e empresas com sede em Bruxelas com o objectivo de promover a difusão da ciência pela sociedade), utilizando para tal uma nova plataforma tecnológica co-financiada pela Comissão Europeia – a REIsearch. A campanha sobre as doenças crónicas é a primeira iniciativa da REIsearch, que visa aprofundar a ligação entre os cidadãos, os cientistas e os decisores políticos em questões científicas e contribuir para enfrentar os desafios da Europa, como agora as doenças crónicas.

Além do PÚBLICO, participam na iniciativa o Der Standard (Áustria), El País (Espanha), EuroScientist (França), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Gazeta Wyborcza (Polónia), La Libre Belgique (Bélgica), Luxemburger Wort (Luxemburgo), Sole 24 Ore (Itália) e The Irish Times (Irlanda). Os resultados da campanha vão ser apresentados no final de Abril no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia.

Sugerir correcção
Comentar