Receita

Feijoada com batata doce e lulas da tóneira

Uma das grandes riquezas gastronómicas do Algarve é a quantidade de produtos diferentes que existem tão perto uns dos outros. O mar e a montanha possibilitam este facto. Temos uma quantidade enorme de peixe, marisco e cetáceos de um lado e depois toda uma variedade de produtos da terra, onde podemos encontrar a batata-doce, o amendoim, o porco engordado com o refugo e neste caso o feijão patareco ou anão. Das mais de 60 variedades de feijão que existem pelo país esta é particular, pois aguenta bastante tempo de cozedura, podendo cozinhar ao mesmo tempo que as carnes, tornando tudo muito mais saboroso. O António Rosa procura a reabilitação destes produtos locais, que são cada vez menos utilizados, cultivando-os ele.

 No Algarve, desde há muito que as populações descem da montanha para a costa, à procura de trabalho e de alimento. Isso possibilitou estes encontros mágicos de sabores. Neste prato, a lula pescada à mão - com ajuda da tóneira, um aparelho que permite pescar à linha com o auxílio de iscos coloridos (por isso muitas vezes é chamado de palhaço) e anzóis - encontra a carne de porco preto, alimentado com batata-doce, muito utilizada naquela região do Sudoeste Algarvio. Temos assim um prato muito rico em sabores, cozinhado a lenha e de forma lenta.

Receita

Ingredientes

6 pessoas (aprox.)

1 kg feijão seco
300 gr entrecosto de Porco Preto
250 gr morcela algarvia
250 gr chouriça algarvia
1 dl azeite Selecção Esporão
2 dl vinho tinto Esporão Reserva
1,20 kg batata-doce de Aljezur - IGP
200 gr cebola e 10 gr alhos
1 kg lulas
30 gr salsa e 10 folhas hortelã
1/2 dl Vinagre vinho tinto Esporão Sal marinho

 

Preparação

Demolhar o feijão durante 12 horas. Salgar as carnes com sal marinho natural por 12 horas. Colocar o feijão a cozer em água abundante e lavar a carne para retirar o excesso de sal. Juntar as carnes ao feijão. Limpar e lavar as lulas, picar os tentáculos e orelhas. Quando o feijão estiver quase cozido adicionar as batatas-doces cortadas em bocados irregulares. Preparar um refogado com o azeite, cebola e salsa. Refrescar com vinho tinto Esporão e alhos picados, adicionar a morcela e a chouriça. Juntar à feijoada, envolver todos os ingredientes. Adicionar os tentáculos e orelhas das lulas. Rechear os tubos das lulas com a feijoada e cozinhar aproximadamente mais 20 minutos. Retiocar os temperos, adicionar as folhas de hortelã. Cortar as lulas em rodelas ao seu gosto. Para servir, colocar uma concha de feijoada no fundo do prato, sobrepor 3 rodelas de lula recheada e aromatizar com vinagre tinto do Esporão. Bom apetite.

Chef José Pinheiro
Local: Rogil/Aljezur
Região: Algarve
Receita inspirada nos ensinamentos de António Rosa
Azeite Esporão
Selecção vinho Esporão/Reserva

Direcção Artística:
Tiago Pereira
Consultoria:
André Magalhães
Esporão:
Filipe Caetano, Catarina Santos, Afonso Sousa e António Roquette

Sugira uma receita:

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.