Meteorito terá matado uma pessoa na Índia

A confirmar-se, será o primeiro registo contemporâneo de uma morte causada por um meteorito.

Foto
Os objectos vindos do espaço desfazem-se habitualmente na atmosfera, como a "estrela cadente" captada nesta imagem registada na Suíça. Sebastian Derungs/AFP

Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas no sábado quando um meteorito atingiu uma universidade no estado indiano de Tamil Nadu, no Sul do país. A informação é avançada num comunicado emitido pela chefe do Governo estadual, J. Jayalalithaa, e citado pelo Wall Street Journal (WSJ).

O objecto caiu nas imediações de uma cafetaria, produzindo uma cratera de um metro de profundidade e estilhaçando janelas de edifícios e viaturas nas imediações. A vítima mortal é um motorista da instituição que acabou por sucumbir aos ferimentos graves já no hospital.

De acordo com o reitor do Bharathidasan Engineering College de Vellore, G. Baskar, o impacto foi um estrondo “anormal” que pôde ser ouvido “a pelo menos três quilómetros de distância”.

Foto
As autoridades isolaram o local e recolheram vestígios de rocha para análise. Polícia de Vellore, Índia

No local foram recolhidos fragmentos de rocha de cor negra e azul que serão agora analisados pelo Instituto Indiano de Astrofísica. Apesar de o Governo de Tamil Nadu indicar que se trata de um meteorito, reina para já a cautela na comunidade científica. Sujan Sengupta, professor do instituto citado pelo WSJ, afirma que a probabilidade de uma rocha sobreviver à entrada na atmosfera e atingir o solo é “extremamente pequena”. A queda de lixo espacial é outra hipótese em cima da mesa.

A confirmar-se, este seria o primeiro registo contemporâneo de uma morte causada por um meteorito — ou seja, de um meteoro que atinge o solo. De outro modo, a ocorrência registada mais grave continua a ser a do rebentamento de um meteoro nos céus de Chelyabinsk, nos Urais russos, em 2013. Pelo menos 1200 pessoas ficaram feridas então, a maioria por estilhaços de vidro, mas não houve vítimas mortais. O evento ficou registado em inúmeros vídeos e fotografias.

Sugerir correcção
Comentar