Portugal é dos países europeus com mais chumbos nas escolas

Portugal é ainda o país onde as retenções acontecem de forma mais precoce, segundo um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

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A dimensão das turmas preocupa mais do que a integração das escolas em grandes agrupamentos Enric Vives-Rubio

Apenas 14%  dos alunos que chumbam num ano lectivo tem sucesso escolar no seguinte, conclui um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e que vai ser debatido na segunda-feira, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa. As conclusões do estudo, divulgadas pela TSF, provam que o chumbo dos alunos conduz a uma espécie de ciclo vicioso de insucesso escolar.

“Portugal é um dos países da Europa em que mais se chumba. Destaca-se também pela retenção precoce . É um dos países onde mais se chumba até ao 6º ano", sintetizou à TSF Mónica Vieira, coordenadora de conteúdos da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Os responsáveis por esta investigação pretendiam perceber qual é o efeito de um chumbo e se contribui para aumentar a exigência e, consequentemente, os resultados do aluno, ou se, pelo contrário, apenas os agrava.

”Chumbar não está, de facto, associado a um ganho de aprendizagem, aliás, isto é uma característica que não é só de Portugal. Os dados do estudo o que apontam é que todos os alunos que tiveram um passado de retenção têm, em média, um pior resultado", explicou Mónica Vieira,

É um assunto que vai estar em debate no segundo fórum "AQeduto: avaliação, equidade e qualidade em educação”, um projecto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Educação e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Mónica Vieira adiantou que a fundação está a promover uma série de estudos, um dos quais faz a comparação dos resultados dos exames com os de 12 outros países, trabalho que será apresentado durante este ano.

A convidada da segunda conferência AQeduto é Anabela Grácio, conselheira do Conselho Nacional de Educação e relatora da última recomendação emitida no CNE sobre a retenção escolar nos ensinos básico e secundários. 

O  AQeduto é um projecto de 11 conferências associado a este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, realizado pelo CNE. O objectivo do estudo é explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes internacionais PISA, da responsabilidade da OCDE.

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