Djokovic e Nadal abrem a época com o 47.º duelo

Tenistas sérvio e espanhol vão decidir que triunfará no Qatar.

Foto
Nadal volta às finais após meses de ausência NASEEM ZEITOON/Reuters

Não há melhor aperitivo para a época de 2016 do que mais um episódio da maior rivalidade na história do ténis mundial. No primeiro torneio do ano que disputam, Novak Djokovic e Rafael Nadal vão discutir o título no Qatar ExxonMobil Open. Será o 47.º duelo entre ambos e, para o sérvio, será a 16.ª final consecutiva no circuito profissional.

“Estou muito orgulhoso dos meus feitos e desta estatística em particular, mas tento não pensar no que acontecerá se perder ou não chegar à final. Isto é exactamente como eu queria começar o ano; disputar a final no primeiro torneio contra um dos meus maiores rivais”, explicou Djokovic, dpeois de afastar Tomas Berdych (6.º), por 6-3, 7-6 (7/3).

Nadal, que conta igualmente com 23 vitórias nos 46 confrontos com o actual líder do ranking, ultrapassou Ilya Marchenko (94.º), por 6-3, 6-4.

Em Brisbane, Roger Federer precisou de concentrar-se totalmente para ultrapassar o seu “sósia”, Grigor Dimitrov (28.º), com os parciais de 6-4, 6-7 (4/7) e 6-4. O búlgaro concretizou a sua única oportunidade de break para liderar o segundo set por 5-3, mas só no tie-break se superiorizou, chegando a 5/1. Federer recuperou o ascendente no set decisivo, só que não aproveitou três match-points quando o adversário serviu a 3-5 (0/40). Mas no jogo seguinte, o suíço fechou, em branco.

Kei Nishikori e Marin Cilic falharam na missão de justificar o melhor ranking. Nishikori (8.º) cedeu ao melhor jogador da casa, Bernard Tomic (18.º), em três sets: 6-3, 1-6 e 6-3. O australiano vai decidir um lugar na final com Milos Raonic (14.º), o único que ganhou em dois sets – duplo 6-4 diante de Lucas Pouille (78.º).

Cilic (13.º) dominou grande parte do encontro com Dominic Thiem (20.º) mas não fechou no tie-break e acabou por ceder o único break no derradeiro jogo, permitindo a vitória do austríaco de 22 anos, por 2-6, 7-6 (7/4) e 6-4. E, pela primeira vez, Thiem vai defrontar Federer.

Em Chennai, Stan Wawrinka (4.ª) derrotou Guillermo Garcia-Lopez (27.ª), com um duplo 6-4, e vai defrontar Benoît Paire (19.º). Na outra meia-final, Borna Coric (44.º) joga com Aljaz Bedene (45.º).

Sugerir correcção
Comentar