Na última jornada houve um golo a cada 20 minutos

Os nove jogos da 13.ª ronda da I Liga tiveram 40 golos, um número sem paralelo nos últimos 13 anos do futebol português

Foto
A média de golos nas primeiras 13 jornadas da Liga portuguesa só fica atrás de Alemanha, Inglaterra e Espanha Marcelo del Pozo/Reuters

Há mais de 13 anos que o futebol português não via coisa assim: na última jornada da I Liga foram marcados nada menos do que 40 golos, um registo sem par nas edições mais recentes do campeonato português. Mesmo tendo em conta que houve oito temporadas, entre 2013-14 e 2006-07, em que a prova foi disputada por 16 equipas, no fim-de-semana passado verificou-se uma assinalável média de 4,44 golos por jogo, o equivalente a que tenha sido marcado um golo a cada 20 minutos. Na 13.ª jornada da I Liga houve duas partidas com sete golos (V. Guimarães-Marítimo e Académica-Belenenses terminaram 3-4 e 4-3, respectivamente) e outras duas com seis (P. Ferreira-U. Madeira, 6-0, e V. Setúbal-Benfica, 2-4). Para além do U. Madeira, só o Tondela também não marcou.

É preciso recuar até à 34.ª ronda da Liga portuguesa na época 2001-02 para encontrar uma jornada com mais golos. O ponto final no campeonato ganho pelo Sporting de Laszlo Bölöni teve um encontro onde houve oito golos (Sp. Braga-Alverca, 5-3), outro com seis (V. Guimarães-U. Leiria, 2-4) e quatro partidas onde foram marcados cinco golos. Foram 43 golos no total, numa média de 4,77 golos por jogo, e não houve equipas a ficar “em branco”.

Os 40 golos deste fim-de-semana, registo muito acima do normal (a segunda jornada em que se viram mais golos foi a primeira, com 29), tiveram um efeito imediato na média de golos por jogo da I Liga. Nas 12 jornadas anteriores tinham sido apontados 248 golos em 107 partidas (não contando com o U. Madeira-Benfica da sétima jornada, em atraso, disputado ontem) e a média de golos por jogo do campeonato português cifrava-se em 2,32. Mas com as quatro dezenas da 13.ª jornada cresceu para 2,48 golos/jogo.

Este registo coloca a Liga portuguesa numa posição honrosa quando comparada com os principais campeonatos europeus. Nas primeiras 13 jornadas da Bundesliga marcaram-se 336 golos em 117 encontros, o que dá uma média de 2,87 golos/jogo. Logo a seguir vem a Inglaterra, com 352 golos em 130 partidas (2,70 golos/jogo) e depois o campeonato espanhol (2,57). A média de golos nas 13 jornadas iniciais da I Liga é superior ao registo, para o mesmo período, dos campeonatos italiano (2,47) e francês (2,38).

Houve duas jornadas em que foram marcados apenas 16 golos, o número mais baixo na I Liga 2015-16. E na oitava jornada os 16 golos foram marcados por apenas dez equipas – houve oito emblemas que não fizeram golos. O primeiro jogo sem golos aconteceu apenas à terceira jornada (U. Madeira-V. Guimarães), mas desde então o “nulo” já se repetiu em mais oito ocasiões.

Contrariando o preconceito de que a Liga italiana “produz” poucos golos, foi em Itália que houve menos jogos a terminar 0-0 nas primeiras 13 jornadas do campeonato – apenas seis. Na Bundesliga aconteceu nove vezes no mesmo período, com o número a subir para 11 na Liga francesa. Inglaterra e Espanha foi onde mais empates sem golos se verificaram nas 13 rondas iniciais: 12, dos quais quatro logo na primeira jornada, no caso da Liga espanhola.

Sugerir correcção
Comentar