Gigante tecnológico chinês diz que concluirá carro sem condutor daqui a três anos

Foto
REUTERS/Barry Huang

O gigante tecnológico chinês Baidu assegurou nesta terça-feira que o seu modelo de carro sem condutor estará concluído daqui a três anos e que em cinco começará uma produção em massa daquele veículo "inteligente".

Segundo declarações do vice-presidente do Baidu, Wang Jin, citadas pelo jornal oficial chinês China Daily, a sua empresa apostou nos "sistemas inteligentes", visto que estes são o "futuro" dos veículos privados. Aquele tipo de tecnologia tem sido desenvolvida também pela Google.

O grupo chinês não produzirá veículos, associando-se antes a um fabricante de automóveis, replicando assim o modelo da empresa norte-americana, que se associou à Lexus, marca topo de gama da construtora automóvel japonesa Toyota.

O primeiro protótipo do Baidu deverá ficar a cargo da fabricante alemã BMW.

O vice-presidente do Baidu considera que os carros sem condutor estão destinados a dominar o futuro, e assegurou que factores como o motor ou a mecânica deixarão de ser relevantes para o consumidor, que valorizará antes a "inteligência" do veículo.

Em dez anos, segundo Wang, 80% dos veículos fabricados incorporarão tecnologias de autocondução. Aquele carro recorrerá ao sistema de mapas da empresa (Baidu Map), megadados e tecnologias de inteligência artificial.

Sugerir correcção
Comentar