Governo diz estar a acompanhar situação do Banif

Banco desmente notícia da TVI.

Foto
Patrícia Martins

O Ministério das Finanças disse neste domingo que está a acompanhar a situação do Banif.

“O plano de reestruturação do Banif, tal como é de conhecimento público, está a ser analisado pela DG Comp [Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia]. Paralelamente, decorre um processo de venda do banco nos mercados internacionais conduzido pelo seu Conselho de Administração. O Governo acompanha, como lhe compete, a evolução destes processos”, lê-se no comunicado do Ministério das Finanças divulgado neste domingo.

O Governo acrescenta que o objectivo é garantir “a confiança no sistema financeiro, a plena protecção dos depositantes, as condições de financiamento da economia e a melhor protecção dos contribuintes”.

Também neste domingo o Banif emitiu um comunicado a desmentir informações reveladas pela TVI.

“O Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A. (‘Banif’), tendo tomado conhecimento da ‘notícia’, apresentada em nota de rodapé durante a emissão do canal televisivo TVI 24, pela qual se referiu, nomeadamente, que ‘Banif: A TVI apurou que está tudo preparado para o fecho do Banco’, ‘A parte boa vai para a Caixa Geral de Depósitos’, ‘Vai haver perdas para os accionistas e depositantes acima dos 100.000 e muitos despedimentos’, ‘Banif poderá ser intervencionado esta semana’ entre outras falsidades, vem desmentir categoricamente tais supostas ‘informações’, que não só não correspondem à verdade como não têm qualquer espécie de fundamento”, diz o comunicado.

“Não obstante durante a sua emissão a TVI 24 ter vindo sucessivamente a alterar o teor de tais ‘notícias’ (ainda que sem ter efectuado até ao momento qualquer desmentido formal), o Banif não pode deixar de lamentar profundamente este tipo de jornalismo incendiário e irresponsável, desprovido de fundamento e ao nível do boato, do qual não podem deixar de ser retiradas consequências”, acrescenta ainda a mesma nota.

O Banif, por outro lado, reconhece que, “em linha com a comunicação que efectuou ao mercado em 11 de Dezembro, o Conselho de Administração reafirma que se encontra actualmente em curso, em articulação com as autoridades responsáveis, um processo aberto e competitivo de venda da posição do Estado português no Banif, no qual se encontram envolvidos diversos investidores internacionais, pelo que qualquer cenário de resolução ou imposição de uma medida administrativa não tem qualquer sentido ou fundamento.”

Como o PÚBLICO noticiou neste domingo, o Governo está em contra-relógio para apresentar uma solução para o Banif, tudo indicando que apresente esta semana uma solução para o banco que, independentemente da via escolhida, passará por expurgar do balanço activos tóxicos.

Sugerir correcção
Comentar