PEV e CDS pedem esclarecimentos sobre surto de esgana no canil de Lisboa

A esgana é uma doença fatal para os cães e pode ser prevenida através da vacinação.

Foto
Dia Internacional do Animal Abandonado é assinalado neste sábado Miguel Madeira

Perante as denúncias de um surto de esgana na Casa dos Animais de Lisboa – feitas ao Partido Ecologista “Os Verdes” e ao CDS-PP –, os partidos apresentaram pedidos de esclarecimento sobre o caso à Assembleia Municipal e à Câmara de Lisboa, respectivamente. A esgana é uma doença infecciosa mortal que afecta os cães mas não tem efeito nos humanos.

O CDS-PP enviou esta quinta-feira um pedido de informação escrita ao presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a solicitar esclarecimentos sobre o número de cães afectados pela esgana, incluindo o número de mortes.

Assinado pelo vereador João Gonçalves Pereira, é também solicitado no documento uma explicação sobre a denúncia de que a Câmara de Lisboa “não disponibiliza verbas” para que sejam administradas as vacinas básicas para qualquer cão, como a vacina da raiva, hepatite contagiosa, leptospirose, pavorirose e esgana. O CDS questiona ainda o facto de se promover a adopção de cães durante este surto infeccioso.

Já no requerimento do grupo municipal “Os Verdes”, apresentado a 1 de Dezembro deste ano, é pedida a confirmação do surto de esgana, assim como informações sobre as medidas que foram tomadas relativamente à situação.

É ainda perguntado se a Câmara de Lisboa “pondera incluir outras vacinas no plano de vacinação, além da anti-rábica que é a única a ser actualmente administrada” aos animais que estão sob tutela da Casa dos Animais, também conhecido como Canil Municipal. A vacinação, feita a partir das seis semanas de vida dos cães, é a única maneira eficaz de prevenir a esgana.

O requerimento do PEV menciona a morte de cinco cães, enquanto o CDS alude que “já terão falecido, pelo menos, dois cães”.

Também foi criada uma petição online “para que todos os animais do Canil Municipal de Lisboa sejam vacinados” que conta já com mais de 110 assinaturas.

A esgana é uma doença altamente contagiosa que se transmite através do contacto directo com o vírus CDV (Canine Distemper Virus), concretamente através das secrecções respiratórias de cães infectados. A doença afecta os pulmões, o sistema nervoso e o tracto intestinal dos canídeos e é a segunda doença com maior taxa de mortalidade em cães, sendo unicamente ultrapassada pela raiva. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar