Não, Leitão Amaro não insultou Mariana Mortágua

Deputada do Bloco de Esquerda nega informação falsa posta a circular nas redes sociais, associada a um vídeo em que o deputado do PSD António Leitão Amaro era exibido a supostamente insultar a parlamentar bloquista.

Foto
Nuno Ferreira Santos

“Atenção ao que se está a passar na Assembleia da República - vergonhoso: O deputado do PSD, ao lado da deputada Berta Cabral, chama "p***" à deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua enquanto a mesma faz a sua intervenção de bancada”. Esta é a legenda que acompanha um vídeo partilhado no Facebook que foi visualizado mais de 100 mil vezes desde quarta-feira. Nas imagens, um plano de breves instantes mostra o deputado António Leitão Amaro a dirigir palavras à parlamentar bloquista, enquanto esta intervinha no Parlamento.

O incidente, no entanto, nunca existiu. Recorrendo aos mesmos meios que ajudaram a difundir a informação falsa, os dois deputados desmentiram as acusações.

 

 

“Disse ‘Responda! Responda à pergunta!’”, explicou Leitão Amaro no Twitter. “Discordando muitas vezes da Mariana Mortágua, respeito-a. Nunca usaria essa linguagem”, declarou o social democrata.

 

 

“Confirmo que Leitão Amaro não é um Pedro Arroja”, comentou também no Twitter Mariana Mortágua, numa referência ao economista que qualificou como “esganiçadas” as dirigentes bloquistas, numa recente edição do jornal diário do Porto Canal.

João Galamba, deputado socialista, confirma a versão:

 

 

Leitão Amaro agradeceu entretanto, através do Facebook, a solidariedade dos dois deputados. Na transcrição oficial do debate, publicada esta quinta-feira no Diário da Assembleia da República e partilhada pelo social democrata, a troca de palavras surge tal como descrita pelos deputados.

Feito o desmentido, o autor da divulgação do vídeo, que diz ter sido contactado por Leitão Amaro, negou ter tido a “intenção de prejudicar quem quer que seja”, mantendo contudo visíveis as imagens e o que diz ter sido a sua “interpretação” das mesmas.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários