Emmys Internacionais: Mulheres (TVI) perde para Império (Globo)

Mulheres (TVI) não ganhou o prémio de melhor telenovela. O presidente da produtora HBO, Richard Plepler, e Julian Fellowes, criador e guionista da série Downton Abbey, foram distinguidos com prémios honorários.

Foto
A equipa de Império depois de receber o prémio Andrew Kelly/ Reuters

Os vencedores da 43.ª edição dos Emmys Internacionais foram revelados na noite de segunda-feira, numa gala em Nova Iorque. Mulheres (TVI), que estava nomeada na categoria de telenovelas, perdeu para a brasileira Império (Globo, exibida pela SIC).

Este ano, para além da premiação em dez categorias dos melhores programas de televisão produzidos fora dos Estados Unidos, foram entregues dois prémios honorários que distinguiram o presidente da produtora HBO, Richard Plepler, e Julian Fellowes, criador e guionista da série Downton Abbey.

Apresentados pelo humorista egípcio Bassem Youssef, os Emmys Internacionais, considerados os Óscares da televisão internacional, elegeram Illustre & Inconnu: Comment Jacques Jaujard a Sauvé le Louvre (França) como o melhor programa de arte, Maarten Heijmans em Ramses (Holanda) como melhor actor e Anneke von der Lippe como melhor actriz pela interpretação em Øyevitne (Noruega). O melhor documentário foi Miners Shot Down (África do Sul) e Doce de Mãe (Brasil) levou o prémio de melhor comédia, enquanto a quinta temporada de Engrenages (França) foi distinguida como a melhor série dramática.

O melhor programa de língua estrangeira exibido em horário nobre nos EUA é Arrepentidos — El Infierno de Montoya (Estados Unidos da América). 50 Ways to Kill Your Mammy (Reino Unido) é o melhor programa sem guião pré-definido e Soldat Blanc (França) é o melhor filme de TV/mini-série.

O actor Lourenço Ortigão, que foi convidado pela organização para apresentar uma das categorias, entregou o prémio de melhor programa de língua estrangeira exibido em horário nobre nos EUA com a actriz brasileira Leandra Leal. As outras categorias ficaram a cargo de caras conhecidas como Tovah Feldshuh, da série The Walking Dead, Mozhan Marnò, da série Blacklist, e Patina Miller, da série Madam Secretary e do filme The Hunger Games Mockingjay Part 2.

Os Emmys Internacionais já premiaram, em anos anteriores, duas produções portuguesas: Meu Amor (TVI), em 2010, e Laços de Sangue (SIC/Rede Globo), em 2011.

 

Sugerir correcção
Comentar