Banco de Portugal detectou 2376 notas de 20 euros contrafeitas

No total foram retiradas de circulação 4096 notas no primeiro semestre.

Foto
Nova nota que entra em circulação em Novembro é mais díficil de falsificar REUTERS/Leonhard Foeger

Entre Janeiro e Junho, o Banco de Portugal (BdP) retirou de circulação 4096 notas contrafeitas, informou nesta sexta-feira o regulador, através do boletim semestral “Notas e Moedas”

Este número representa menos de 1% das apreensões de notas contrafeitas registadas na zona euro, onde a nota de 20 euros é a denominação mais contrafeita, tal como em Portugal.

No período em análise, foram retiradas de circulação 2376 notas de 20 euros, sendo que a nota de 50 euros foi a segunda denominação mais apreendida, com 1052 unidades. No total, na zona euro, foram apreendidas mais de 450 mil notas falsificadas durante este período.

Em relação às moedas contrafeitas, foram retiradas de circulação 1735 em Portugal, o que significa um decréscimo de cerca de 30% em relação ao semestre anterior.

Também em consonância com a tendência registada na restante zona euro, em Portugal, a moeda mais contrafeita foi a de 2 euros, ao serem detectadas 1266 unidades.

Nos países da moeda única foram detectadas 79.221 unidades contrafeitas, 52.561 das quais são moedas de 2 euros.

Em território nacional o BdP não encontrou moedas falsificadas abaixo do valor de 50 cêntimos, mas na zona euro foi detectada uma moeda de um cêntimo contrafeita.   

Depois da introdução das notas de 5 e 10 euros da nova série, o Banco Central Europeu prepara agora a entrada em circulação de novas notas de 20 euros nos países da zona euro, como Portugal. Com data marcada para 25 de Novembro, o lançamento da versão actualizada, mais difícil de falsificar, não implica a recolha das notas de 20 euros  em circulação. 

Sugerir correcção
Comentar