Sismo de magnitude 3,4 sentido no Algarve

Abalo não provocou danos e foi sentido sobretudo em Portimão.

Um sismo com magnitude 3,4 na escala de Richter foi sentido na manhã desta quarta-feira a noroeste de Silves, no Algarve, indica o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o sismo foi registado às 9h39 e teve o epicentro a cerca de oito quilómetros a Oeste-Noroeste de Silves. "Foi sentido sobretudo em Portimão. É daí que temos tido mais telefonemas e emails a comunicar a situação", disse à Lusa fonte do IPMA, que remeteu pormenores para mais tarde.

Também o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro recebeu alguns contactos de cidadãos que sentiram o abalo e que procuravam mais informações. Contudo, segundo explicou fonte daquele organismo ao PÚBLICO, “não foram registados quaisquer danos pessoais ou materiais”.

A mesma fonte confirmou que o abalo registou uma magnitude máxima de 3,4 “e foi sentido a noroeste de Silves e também, com menos intensidade, no barlavento algarvio”.

Na escala modificada de Mercalli, o grau máximo deste sismo foi IV, o que significa que o sismo apenas abalou a zona de forma moderada, podendo ter sido sentido dentro das habitações e despertar do sono um pequeno número de pessoas, através da vibração de materiais como portas, janelas e loiças.

Notícia corrigida às 15h00: Corrige hora do sismo, por lapso referida inicialmente na Hora de Greenwich

Sugerir correcção
Ler 1 comentários