Um site que quer ser um guia sobre esquizofrenia

Página sobre esquizofrenia está a partir desta quinta-feira disponível na Internet

Foto
Enric Vives-Rubio/Arquivo

Uma plataforma digital que junta informação útil sobre esquizofrenia para quem convive diariamente com a doença, para os seus familiares e para todos aqueles que os rodeiam. Esta é uma ideia que a partir de hoje se torna possível, graças ao site esquizofrenia24x7. Totalmente escrito em português, este novo espaço foi criado a pensar em quem quer saber mais sobre a doença.

Basta escrever esquizofrenia24x7.pt no computador e está tudo por lá. Dúvidas sobre o que é a esquizofrenia, as suas causas, os sinais de alerta, como lidar com as crises, como sentir-se melhor, apoiar um familiar ou um amigo, ou opções de tratamento, podem agora ser esclarecidas. Desenvolvido pela Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, este site é exclusivamente dedicado à esquizofrenia, está escrito em português e é dirigido não apenas aos doentes, mas também a familiares, a amigos ou outros cuidadores.

“É importante desmistificar a esquizofrenia e dar ferramentas a quem lida com a doença diariamente e este site vem responder a esta necessidade”, considera Ana Caixeiro, médica psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, no Hospital Júlio de Matos.

Dirigido a grupos de pessoas diferentes, o site está divido em quatro áreas: “O meu familiar/amigo tem esquizofrenia”, “Contacto com pessoas com esquizofrenia”, “Vivo com esquizofrenia há algum tempo” e “Fui recentemente diagnosticado". Cada uma destas secções, além das dicas e informações úteis, apresenta também um diário onde “as pessoas podem registar as suas experiências e escrever tarefas a realizar”, lê-se no comunicado desta plataforma.

Para além destas informações, esta plataforma digital permite também ver alguns vídeos com testemunhos reais. Desde doentes a cuidadores, todos eles partilham as suas experiências pessoais.

Os mais novos também não foram esquecidos e, por essa razão, foi criado um vídeo animado no qual o protagonista, um jovem com esquizofrenia, explica de forma “muito simples alguns conceitos básicos que poderão ajudar quem lida com este problema todos os dias”, refere também o comunicado.

 

 

Sugerir correcção
Comentar