As principais metas até 2030

Os novos objectivos de desenvolvimento desdobram-se numa longa e abrangente lista de temas e metas. Alguns tópicos centrais:

Fim da pobreza e da fome
A principal meta é ir além dos Objectivos do Milénio e não permitir que ninguém viva com menos de 1,25 dólares por dia. Hoje são cerca de 800 milhões de pessoas. O mesmo vale para a fome e a subnutrição.

Saúde e educação
Ambiciona-se acabar com a sida, malária e tuberculose e com as mortes evitáveis de crianças. Há outras metas concretas, como reduzir a taxa global de mortalidade materna para menos de 70 por 100.000 mulheres. Educação secundária gratuita para todos é outro objectivo.

Igualdade de géneros
A meta principal é acabar com todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e raparigas.

Água e saneamento
Ampliar o acesso à água e ao saneamento a toda a população mundial é o objectivo central. Há compromissos para o uso eficiente e a gestão integrada da água, mas sem metas quantitativas.

Energia e clima
Todos deverão estar servidos por energia moderna e a preços acessíveis. A eficiência energética terá de duplicar. As renováveis devem “aumentar substancialmente”. As alterações climáticas figuram num objectivo com metas sobretudo genéricas, deixando-se tudo para as negociações da ONU neste domínio.

Emprego e crescimento
Preconiza-se emprego “decente” para todos e um crescimento de pelo menos 7% ao ano para os países mais pobres.

Outros objectivos incluem cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, a protecção dos ecossistemas marinhos e terrestres, a paz, a justiça e a cooperação internacional.

 

Sugerir correcção
Comentar