Incêndios em Agosto já deixaram 15 mil hectares de área ardida

Balanço das duas primeiras semanas mostra que os fogos este ano estão por ora abaixo da média.

Foto
Diogo Baptista

Os incêndios florestais consumiram cerca de 15.000 hectares de matos e florestas na primeira quinzena de Agosto, elevando a área ardida para quase 43.844 hectares desde o princípio do ano.

O valor deste ano já é o dobro do registado em todo o ano passado – um dos mais moderados em termos de incêndios em Portugal desde 1980. Mas está abaixo da média da última década, que é de 55.920 hectares.

O mais recente balanço dos incêndios florestais, divulgado esta segunda-feira pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), mostra que número de incêndios em Julho e na primeira quinzena de Agosto é muito próximo da média da década anterior. Mas a área ardida é substancialmente menor – menos 44% em Julho e menos 42% em Agosto.

Os incêndios deste mês tiveram, até agora, o seu ponto alto entre os dias 7 e 10, quando temperaturas elevadas, acima dos 35ºC em vários pontos do país, e vento forte complicaram o trabalho dos bombeiros. Os maiores fogos deste ano ocorreram nesses dias, a começar por um que deflagrou em Vila Nova de Cerveira, a 8 de Agosto, e que consumiu 3000 hectares de área verde. Dois dias depois, teve início um incêndio na Serra da Estrela, que assumiu grandes proporções. No total, arderam 2300 hectares de mato e floresta nos concelhos de Manteigas e Gouveia.

A queda das temperaturas a partir do dia 11 de Agosto teve reflexo imediato sobre os incêndios. O número de ignições caiu e desde o dia 13 tem estado abaixo das 100 ocorrências diárias, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Nesta terça-feira, às 12h45, havia apenas dois incêndios activos, nenhum deles a requerer grande mobilização de meios.

As temperaturas vão subir a partir desta quarta-feira, com os termómetros a ultrapassarem novamente os 30ºC em vários pontos do país. Para a quinta-feira, estão previstos 37ºC em Castelo Branco, 36ºC em Évora, 35ºC em Elvas e Santarém, 34ºC em Lisboa e Bragança, 33ºC em Viseu e Vila Real e 32ºC em Coimbra e Braga.

No fim-de-semana, os termómetros voltam a descer para valores abaixo dos 30ºC na generalidade do país.

Sugerir correcção
Comentar