Rui Barreto fica de fora da lista do CDS-Madeira

Actual deputado dos centristas em São Bento, não consta na lista aprovada pela direcção regional do partido.

Foto
Rui Barreto não aceitou integrar a lista PÚBLICO

Sai Rui Barreto, entra Margarida Pocinho. A professora universitária é a número 2 da lista do CDS-Madeira às eleições legislativas de Outubro, apurou o PÚBLICO junto da Comissão Política do partido.

Docente de Psicologia na Universidade da Madeira, Pocinho surge em segundo lugar de uma lista liderada por José Manuel Rodrigues, presidente do CDS- Madeira, que já tinha sido anunciado no passado fim-de-semana por Paulo Portas como cabeça-de-lista a São Bento.

Margarida Pocinho, que foi candidata à Assembleia Legislativa da Madeira nas regionais de Março é a grande surpresa da lista apresentada pelos centristas, onde é notada a ausência de Rui Barreto, o actual deputado do partido em Lisboa.

Barreto esteve recentemente no centro de uma polémica, ao disponibilizar-se para continuar em São Bento. Uma vontade que não foi bem recebida no Funchal, com a direcção do partido a considerá-la extemporânea. Na altura, José Manuel Rodrigues foi premptório: "As escolhas são minhas".

O deputado, que se tornou conhecido ao contrariar a disciplina de voto do CDS votando contra o Orçamento de Estado de 2013 – valeu-lhe uma suspensão de cinco meses, imposta pelo Conselho de Jurisdição do partido – e abstendo-se no de 2014, deverá regressar ao Parlamento regional, caso José Manuel Rodrigues seja eleito e opte por ocupar o lugar na Assembleia da República.

O atrito entre ambos parece estar ultrapassado. Barreto, apontado como um dos possíveis sucessores de Rodrigues na liderança do partido na Madeira, terá mesmo sido convidado para ocupar o segundo lugar na lista, mas declinou o convite. Abrindo espaço para Margarida Pocinho. Mesmo assim, fez questão de integrar a comitiva de Paulo Portas, quando este visitou a região no passado fim-de-semana.

Em número três da lista surge o nome do médico Mário Pereira. Deputado no Parlamento regional, Pereira leva pouco mais de quatro anos de vida política activa, mas tem sido uma das vozes mais respeitadas do partido, principalmente quando o tema é a Saúde.

Martinho Câmara, farmacêutico e ex-deputado na Assembleia madeirense; Diana Dinis, que tem liderado o projecto CDS Solidário, e Ricardo Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Santana, completam a lista do CDS-Madeira.

A Madeira elege seis deputados para São Bento, que na actual legislatura foram divididos pelo PSD (quatro), PS e CDS (ambos com um).

José Manuel Rodrigues, que voltou a colocar em Março o CDS como segunda força política na Madeira, tem encabeçado o partido em todas as últimas eleições. Foi candidato à Câmara Municipal do Funchal, ao Parlamento Regional e à Assembleia da República, para onde foi eleito em 2009 e em 2011.

Sugerir correcção
Comentar