Com a TdA a zero

A Taxa de Aturação é uma medida que se é obrigado a aprender, no caminho para a nossa escravatura adulta.

A Taxa de Aturação (ou TdA) não é uma coisa com que nascemos. Quando éramos bebés não aturávamos nada a ninguém, logo a começar pelas nossas mães. Viraste a cabeça para outra criatura que não eu? Dirigiste esse teu olhar que me pertence absolutamente a um bardamerdas qualquer que teve a lata de te interpelar? Então raios te partam eternamente e eu vou pessoalmente contribuir com uma gritaria de fazer encolher os céus e até o Senhor Deus, para que jamais Ele esqueça esta tua ofensa ao meu precioso ego nascituro.

Não. A Taxa de Aturação é uma medida que se é obrigado a aprender, no caminho para a nossa escravatura adulta. Fomos fascistas intolerantes quando éramos pequenotes? Começa-se logo a pagar mal temos pequenotes por nossa culpa.

O infante embrulhadinho grita sempre que não encontra a felicidade suprema que procura? Toma, é para pagares os muitos meses em que não hesitaste ser um estupor.

Eis uma consolação enorme: com a velhice, a Taxa de Aturação começa a voltar ao que era quando nascemos. Quando eu era novo, doutrinário e tolinho, tinha o maior respeito pelas pessoas que eram intolerantes. Hoje desprezo-as. Quanto mais intolerante fico mais eu odeio, com razão, aqueles que são logo intolerantes à partida, por ignorância, estupidez ou falta de flexibilidade moral.

Ter o direito de ter uma TdA a zero — como eu vou tendo, indesculpavelmente pressupõe que se tenha tido honestamente, ao longo da vida de cada um, um TdA na reserva.

Sugerir correcção
Comentar