Feira do Livro do Porto já está lotada

Porto Editora vai estar presente, através de dois representantes inscritos para a edição de Setembro.

Foto
A Feira do Livro vai decorrer de 2 e 18 de Setembro Paulo Ricca

As inscrições dos participantes na Feira do Livro deviam decorrer até ao final desta semana, mas esta segunda-feira, a Câmara do Porto anunciou, em comunicado, que já não há vagas. Por isso, foi decidido “encerrar as inscrições uma semana antes da data prevista”, explica a autarquia.

“Apesar de a capacidade ter sido aumentada para 120 stands, a autarquia viu este ano aumentar ainda mais a procura que, em 2014, já tinha lotado a Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal”, lê-se no comunicado. Este ano, a Feira do Livro do Porto vai estar de portas abertas entre 4 e 20 de Setembro, sob o signo da Felicidade. A figura homenageada é Agustina Bessa-Luís.

A Câmara do Porto que, no ano passado, organizou sozinha a Feira do Livro, depois de cerca de 80 anos a entregar o evento nas mãos da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), promete repetir, este ano, o modelo de 2014, com a venda de livros a preços reduzidos associada a uma forte programação cultural e muita animação. No ano passado, segundo a autarquia, cerca de 200 mil pessoas passaram pelos jardins do Palácio, durante a feira.

O regulamento estipulava que podiam inscrever-se “editores, distribuidores, livreiros e alfarrabistas”, bem como “entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que sejam consideradas de especial interesse”. As regras para 2015 ditavam ainda que “os editores podem identificar um ou mais participantes como seus representantes oficiais”. Graças a esta cláusula, a Câmara do Porto anunciou que a Porto Editora estará, este ano, presente na feira do livro “através de dois representantes”.

No ano passado, e depois da quebra de negociações com a APEL, os dois grandes grupos editoriais do país, a Leya e a Porto Editora, estiveram ausentes da feira, com a segunda a dar mesmo instruções para que os seus livros não estivessem presentes nos stands. Apesar de, no ano passado, a câmara ter desvalorizado estas ausências, com os responsáveis políticos a frisarem que estava na feira quem queria, o município refere-se agora à Porto Editora como uma “ausência notada em 2014”.

A autarquia não divulga, para já, a programação de cultura e animação, mas sempre vai dizendo que esta contará, de novo, com “sessões de cinema, debates, exposições, apresentação de livros, sessões de autógrafos, performances e actividades mais lúdicas destinadas a adultos e crianças”. Tal como aconteceu com Vasco Graça-Moura, homenageado no ano passado, Agustina Bessa-Luís deverá ver o seu nome associado a uma das tílias existentes nas imediações da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal.

Para este ano mantêm-se também os horários que acabaram por ser assumidos em 2014, com a feira a abrir ao meio-dia ao fim-de-semana e às 15h, de segunda a sexta-feira. O encerramento será às 22h, de domingo a quinta-feira, e às 23h, às sextas-feiras e sábados.

Sugerir correcção
Comentar