Guerra das Estrelas e dos Tronos, Batman vs. Superman ou Walking Dead enchem a Comic-Con

Cultura pop reuniu milhares de fãs em torno de super-heróis, zombies e cavaleiros e dragões. Trailers, fotografias e cosplay. Nem Obama escapa.

Fotogaleria
Harrison Ford e Carrie Fisher no painel dedicado a Guerra das Estrelas Kevin Winter/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher no painel de Guerra das Estrelas Kevin Winter/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Adam Driver e Gwendoline Christie no painel de Guerra das Estrelas Kevin Winter/Getty Images/AFP
Fotogaleria
O painel completo de Guerra das Estrelas Kevin Winter/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Algum do melhor cosplay do mundo encontra-se na Comic-Con Michael Buckner/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Fãs na Comic-Con Robyn Beck/AFP
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Michael Buckner/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Michael Buckner/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Sandy Huffaker/REUTERS
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Sandy Huffaker/REUTERS
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Mario Anzuoni/Reuters
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Mario Anzuoni/Reuters
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Robyn Beck/AFP
Fotogaleria
Actores de Guerra dos Tronos dão autógrafos na Comic-Con 2015 Mario Anzuoni/Reuters
Fotogaleria
O painel dedicado a The Walking Dead Kevin Winter/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Quentin Tarantino e alguns dos seus actores de The Hateful Eight Kevin Winter/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Cosplay na Comic-Con Robyn Beck/AFP

Uma das maiores festas da cultura popular norte-americana, data promocional incontornável do calendário dos estúdios de Hollywood, dos canais de televisão, das editoras de BD e das produtoras de videojogos, chegou ao fim este fim-de-semana – a Comic-Con de San Diego juntou 130 mil fãs e mostrou novas imagens do episódio VII de Guerra das Estrelas, do passado de Guerra dos Tronos e trailers de Batman vs. Superman, X-Men: Apocalypse, Justice League, Deadpool ou Fear the Walking Dead.

Os dias iam-se passando e os títulos ou franchises iam sendo sucessivamente apresentados como  “o vencedor” da edição pela reacção que obtinham ou pelo número de fãs que juntavam – afinal, a Comic-Con de San Diego é isso mesmo, uma oportunidade de juntar séries e filmes, comics e novelas gráficas aos seus consumidores e à base de fãs que pode ajudar a fazer ou quebrar um novo produto nas bilheteiras ou nas audiências.

E um dos grandes jogadores neste cenário para a temporada 2015/16 é Guerra das Estrelas, um favorito dos fanboys e fangirls e um dos campeões na arte do cosplay - vestir os figurinos das personagens. É ver os fãs vestir-se a rigor, esperar, como foi o caso do painel dedicado ao próximo filme, O Despertar da Força, mais de 24 horas à porta do Hall H do Centro de Convenções de San Diego, no Sul da Califórnia, para poderem saber mais sobre o muito promovido e sabiamente viralizado filme, cuja data de estreia está ainda longe: Dezembro de 2015. A sua longa espera foi recompensada, desde as caixas de donuts que o realizador, J.J. Abrams, enviou para as filas, até à presença do novo elenco seguida do elenco original – Harrison Ford, por exemplo, fez a sua primeira aparição em público desde o acidente de avião em Maio que fez temer pela saúde do septuagenário.



Trinta e oito anos depois da estreia do primeiro filme, em 1977, Carrie Fisher beijou Ford, Mark Hamill desculpou-o por lhe roubar o amor da Princesa Leia e o eterno Han Solo agradeceu, emocionado, o que o filme de George Lucas fez pela sua carreira. “A Guerra das Estrelas original foi o princípio da minha vida de trabalho”, emocionou-se Ford na maior e mais concorrida sala da Comic Con, reservada para os fenómenos com mais impacto popular. Que teve direito a um vídeo de bastidores sobre a feitura do sétimo episódio do filme.



J.J. Abrams disse estar ainda a montar o filme, respondeu a perguntas sobre a diversidade racial nos filmes e ofereceu outra surpresa: os mais sete mil fãs presentes foram convidados a assistir, nas traseiras do centro de convenções, a um concerto ao vivo com música de Guerra das Estrelas e uma mensagem do compositor de toda a saga, John Williams, brandindo os sabres de luz comemorativos oferecidos a todos os espectadores.  

Na mesma sexta-feira, a actriz Gwendoline Christie, que integra o elenco de Guerra das Estrelas: O Despertar da Força, tinha já estado noutro ponto da festa da Comic Con – o painel dedicado ao sucesso televisivo e literário Guerra dos Tronos. (E se não viu a quinta temporada da série da HBO, transmitida em Portugal pelo SyFy, evite o próximo parágrafo.) Falou-se sobre o destino de uma das mais amadas personagens da saga e o realizador partilhou mesmo a preocupação do Presidente dos EUA sobre o que sucedeu ou não a Jon Snow. E que o episódio favorito de Obama é o do infame Red Wedding (temporada 3).

“Há três semanas, eu estava na companhia do Presidente dos EUA. Ele virou-se para mim, pôs a mão no meu ombro e disse ‘Não matou o Jon Snow, matou?’ Eu disse ‘Jon Snow está mais que morto’. Pensei que ia ser mandado para Guantánamo ou assim, mas felizmente estou aqui – mas ele está morto”, contou David Nutter à audiência. Obama disse-lhe o que muitos fãs da obra de George R.R. Martin e sua adaptação televisiva sentem: “Vocês estão sempre a matar as minhas personagens preferidas”.

O elenco que se divide no mundo de fantasia entre Westeros e Essos ofereceu ainda ao público um pequeno vídeo com as gravações das audições de alguns actores para papéis na série.


A sexta temporada de Guerra dos Tronos regressa na Primavera de 2016.

Outro dos candidatos a blockbuster do próximo ano é Batman vs. Superman, o filme cuja escolha de Ben Affleck para envergar a máscara do Homem Morcego quase avariou a Internet. O trailer para o filme que se estreia em Março de 2016 foi muito bem recebido pelos fãs, que viram em primeira mão o que o realizador Zack Snyder fez do embate entre as duas personagens da DC Comics, com Jesse Eisenberg como Lex Luthor, Gal Gadot a vestir a pele da Wonder Woman e com vislumbres dos papéis de Amy Adams, Holly Hunter e Jeremy Irons.



No sábado, o primeiro trailer para Deadpool, com Ryan Reynolds a recuperar o papel que encetou em X-Men Origins: Wolverine (2009), foi muitíssimo aplaudido e teve mesmo pedidos de repetição dos fãs que enchiam a maior sala da convenção à espera do filme que chegará em Fevereiro de 2016.

O universo dos super-heróis é um filão inesgotável na Comic-Con (e na cultura popular da última década, da TV ao cinema) e ainda houve espaço para as primeiras imagens do próximo filme dos X-Men – Apocalypse, com estreia em Março de 2016vai ter as estrelas do costume, Jennifer Lawrence, Michael Fassbender ou o inevitável Hugh Jackman, e vai apresentar mais algumas caras (mutantes) novas. No final do painel dedicado aos mutantes de Stan Lee, da Marvel, o próprio criador da série tirou uma fotografia de família com os inúmeros actores que interpretam os seus mutantes, com Reynolds e a estrela de acção e dança Channing Tatum (vai ser o novo Gambit) à mistura. Estes trailers ainda não estavam disponíveis para o mercado internacional à data de publicação desta notícia.

Na televisão, falou-se de Flash, de Arrow, mas também se apresentou o regresso à série de Tim Kring, Heroes. Heroes Reborn estreia-se na NBC em Setembro e também já tem trailer alargado.



E por falar em televisão e em filões inesgotáveis, eis os zombies. The Walking Dead (da AMC, em Portugal passa na Fox) foi também um dos mais concorridos dos painéis da Comic-Con de San Diego, e desta vez tem companhia. Literalmente. Fear the Walking Dead é a companion series do êxito focado nos temas da sobrevivência e da natureza humana quando toda a civilização colapsa devido e estreia-se nos EUA e em simultâneo nos canais AMC internacionais já dia 23 de Agosto (em Portugal estreia-se no AMC dia 24) para seis episódios que desaguarão na estreia, com um episódio alargado de 90 minutos, da sexta temporada da série–mãe a 11 de Outubro nos EUA (em Portugal estreia de cada episódio tem tido cerca de 24h de diferença em relação aos EUA). Ambas são obra do autor dos comics que lhe deram origem, Robert Kirkman. Fear the Walking Dead centra-se noutro grupo de personagens num momento prévio do “apocalipse zombie” em Los Angeles.



Um fanboy tornado realizador teve também o seu lugar na Comic-Con: Quentin Tarantino apresentou novidades do seu próximo e muito falado filme, The Hateful Eight, no mesmo Hall H dos blockbusters espaciais e dos super-heróis, anunciando que o lendário Ennio Morricone (O Bom, o Mau e o Vilão, Era uma Vez na América, Um Punhado de Dólares) vai tratar da banda-sonora e mostrando sete minutos do filme que rodou em 70 mm, chamando “bárbaros” aos artífices do cinema digital.

O regresso dos Marretas à televisão, os Peanuts em 3D, o último filme dos Jogos da Fome, novos projectos de Joss Whedon, O Homem no Castelo Alto, Ant-Man, entre muitos outros temas e muitos, muitos fãs em look total dos seus heróis preencheram ainda a Comic-Con de San Diego de 2015. 
 

Foto
Os super-heróis da Marvel com Stan Lee DR
Sugerir correcção
Comentar