Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com mais inspectores em 2016

Director diz que número actual de inspectores é insuficiente. Aeroportos de Lisboa e Faro reforçados durante o Verão.

Foto
António Beça Pereira lembrou que o último concurso para inspectores foi há 12 anos Rui Gaudêncio

O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), António Beça Pereira, disse nesta terça-feira que o organismo vai admitir novos inspectores no próximo ano, além do curso com 45 elementos que vai ter início em Setembro.

Na cerimónia que assinalou o 39.º aniversário daquele serviço de segurança, António Beça Pereira destacou os 45 novos inspectores que vão iniciar o curso de formação em Setembro e o novo concurso que vai ser aberto em 2016.

"Desde 2003 que não havia um concurso para inspectores no SEF, esse é um grande motivo de carência de inspectores. Doze anos sem concurso para inspectores é muito tempo", disse aos jornalistas, adiantando que os cursos têm a duração de um ano.

O mesmo responsável afirmou que o SEF pediu ao Ministério da Administração Interna 45 inspectores-adjuntos e dez inspectores para serem admitidos no curso do próximo ano.

António Beça Pereira revelou também que os aeroportos de Lisboa e Faro vão ser reforçados durante o Verão, tal como aconteceu em 2014.

"O número de inspectores de que dispomos não é aquele que desejávamos, está a ser pedido um esforço significativo aos inspectores", disse, lamentando que algumas companhias aéreas façam chegar os voos a determinadas horas.

Como exemplo, referiu o caso do aeroporto de Lisboa, onde por volta das 6h aterram vários aviões com cerca de 3000 passageiros, sendo impossível aos inspectores do SEF responderem a este fluxo.

"Não há meios para conseguir processar em pouco tempo 3000 passageiros, que vêm de fora do espaço Schengen, de países terceiros. Portanto, torna-se muito difícil quando em cerca de meia hora aterram 3000 passageiros", sustentou, defendendo uma conjugação de esforços entre o SEF, companhias aéreas e a ANA – Aeroportos de Portugal no sentido de dar uma resposta para que os passageiros não sejam penalizados.

António Beça Pereira adiantou que o debate tem sido feito, nomeadamente com a ANA, esperando vir a conseguir encontrar algumas soluções.

Na cerimónia de aniversário, que decorreu na sede do SEF, em Oeiras, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, entregou 20 novas viaturas àquele serviço de segurança.

Sugerir correcção
Comentar