Apple pondera aceitar partilha de receitas mais favorável aos grupos de media

A mudança só se aplicaria a futuros produtos e serviços da empresa fundada por Steve Jobs.

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A Apple está a sofrer forte concorrência e falta-lhe um produto novo para dar mais um salto Ed Jones/afp

A Apple poderá mudar as suas regras comerciais ao aceitar que os grupos de media lhe devolvam menos do que os 30%, actualmente em vigor, sobre as vendas de conteúdos digitais nas suas lojas online, avança o Financial Times.

A mudança, ainda em negociações, poderá aplicar-se a futuros produtos do grupo americano, como um serviço de televisão online ou uma nova versão da sua plataforma de subscrição de jornais e revistas, mas não para as aplicações à venda na App Store, acrescenta o diário britânico, que cita fontes próximas do processo.

O Financial Times salienta que esta poderia ser uma forma de a Apple tentar tranquilizar as relações com as Autoridades para a Concorrência dos diferentes países. No entanto, contactada pela AFP, a empresa não quis comentar este assunto.

Circulam desde há algum tempo rumores acerca dos planos da empresa norte-americana para lançar um serviço de televisão online por subscrição, que permitisse assistir aos canais em directo e em streaming. Mas as negociações com os grupos de televisao parecem arrastar-se, e muitos analistas que esperavam um anúncio na conferência de programadores marcada para a próxima semana em São Francisco, EUA, apontam agora para o Outono ou o início de 2016.

Por outro lado, a empresa norte-americana deverá lançar, na próxima semana, um novo serviço de música em streaming.

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